Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO LEONARDO FERREIRA ARAUJO

DISCENTE: HUGO LEONARDO FERREIRA ARAUJO
DATA: 10/08/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: um estudo sobre qualidade de vida no trabalho de professores de uma Universidade Pública do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida; Docentes do Ensino Superior; Pandemia de Covid-19.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O mundo contemporâneo do trabalho vem sofrendo constantes mudanças e a qualidade de vida no trabalho é um aspecto essencial e complexo a ser considerado na promoção de saúde e bem-estar dos professores, sobre os quais estão submetidos a inúmeras demandas laborais que extrapolam a sala de aula. Tem-se como objetivo geral analisar a percepção em relação a QV dos docentes efetivos da Universidade Estadual do Maranhão. Já os objetivos específicos são investigar as condições de trabalho dos professores, considerando as características do trabalho docente na pandemia; descrever os fatores relacionados ao trabalho docente que impactam sua QV e avaliar os indicadores de QV no trabalho dos professores. O presente estudo envolve as seguintes problemáticas: qual a percepção sobre QV de docentes de ensino superior efetivos da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Paulo VI em São Luís? Qual reflexo da pandemia de Covid-19 na organização do trabalho? A metodologia utilizada apresenta uma abordagem quantitativa com delineamento metodológico proposto por Vergara (2014), a qual sugere dois critérios; quanto aos fins é exploratória e descritiva e quanto aos meios tem natureza bibliográfica e estudo de caso. A coleta de dados dar-se-á mediante a utilizado do instrumento WHOQOL – Bref, no qual foram feitas algumas adaptações para se encaixar as especificidades deste trabalho acadêmico. No que tange ao tratamento quantitativo, utilizar-se-ão análises estatísticas descritiva e inferencial por meio dos cálculos de média, desvio padrão e correlação utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA
Interno - 165.536.754-49 - JOSE ROMULO TRAVASSOS DA SILVA - FGV