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Banca de DEFESA: MAIARA AMORIM MUNIZ

2021-10-19 08:37:58.055

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAIARA AMORIM MUNIZ
DATA: 22/10/2021
HORA: 08:30
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Escolar Crítica. Educação Profissional. Inclusão.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A entrada de estudantes com deficiência em todas as modalidades de ensino tem aumentado nos últimos anos, como um desdobramento do avanço das políticas inclusivas no país. Na Educação Profissional, as matrículas desse público foram 115,63% maiores em 2020 do que em 2008, ano de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Nessa direção, essa pesquisa analisou a atuação de psicólogos escolares do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para a inclusão dos estudantes com deficiência. Objetivou-se: compreender características de atuação dos psicólogos do IFMA no processo de inclusão escolar; conhecer as fundamentações teórico-metodológicas desses profissionais; investigar concepções dos psicólogos sobre acessibilidade, ensino, aprendizagem, desenvolvimento e inclusão escolar de pessoas com deficiência. A Psicologia Escolar crítica e perspectiva Histórico-Cultural do desenvolvimento humano foram os alicerces teóricos-metodológicos do estudo, bases que compreendem a subjetividade como influenciada pelas relações humanas construídas historicamente e situadas em determinados contextos culturais, e que o desenvolvimento das pessoas, com e sem deficiência, está submetido às mesmas leis. De natureza qualitativa, o estudo fundamentou-se por uma abordagem construtiva e interpretativa, ocorrendo em três etapas: análise documental; questionário; debate em fórum virtual, que se desdobrou para um momento de roda de conversa online. Analisou-se o Projeto de Desenvolvimento Institucional, a Política de Assistência ao Educando e a Resolução do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. O questionário alcançou 22 psicólogos e as etapas do fórum virtual e o momento de roda de conversa contaram com 11 participantes. Analisou-se as informações a partir da epistemologia de Vygotsky que trata da circulação e construção de significados e zonas de sentido. Da análise documental levantou-se três categorias: (1) educação para a formação integral do estudante; (2) inclusão como responsabilidade compartilhada; (3) orientações genéricas para atuação. As demais etapas geraram as seguintes zonas de sentido: (1) entre a caracterização e a significação da atuação e formação do psicólogo do IFMA - a busca pela formação continuada no estado maranhense; (2) visão ampliada sobre processos inclusivos; (3) ausência de especificidade para atuação em Psicologia Escolar para a inclusão de estudantes com deficiência e (4) atuação pautada em compromisso ético e político com a transformação da realidade. As informações indicam tendência para atuações coletivas, estando em menor evidência ações individualizadas, convergindo para modelos contemporâneos e críticos. Entretanto, outras ações relacionadas com a perspectiva crítica em Psicologia Escolar apareceram com menor frequência, como aquelas com enfoque institucional. Isso sugere que os psicólogos têm práticas fundamentadas em modelos contemporâneos e os considerados tradicionais. Os participantes possuem leituras críticas, éticas e políticas sobre atuação e questões referentes à inclusão de estudantes com deficiência, inclinados para a mobilização do coletivo nesta frente. No entanto, apresentaram poucos desdobramentos práticos que orientem o trabalho no acompanhamento ao docente e ações direcionadas aos estudantes com deficiência no que se refere ao desempenho acadêmico. Diante das informações construídas, elaborou-se diretrizes para a atuação do psicólogo escolar do IFMA com a inclusão de estudantes com deficiência
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS - EVOLUIR
Presidente - 641.375.383-87 - POLLIANNA GALVÃO SOARES DE MATOS - EVOLUIR
Interno - 1867349 - RAMON LUIS DE SANTANA ALCANTARA
Externo ao Programa - 1572924 - ROSANA MENDES ELERES DE FIGUEIREDO

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