Banca de DEFESA: GRACIELLE DOS SANTOS SANTANA

DISCENTE: GRACIELLE DOS SANTOS SANTANA
DATA: 30/11/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT E A DOCÊNCIA NO ENSINO BÁSICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS
PALAVRAS-CHAVES: Burnout. Docentes. Ensino Básico.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A Síndrome de Burnout é uma síndrome profissional representada pelo esgotamento físico e emocional do indivíduo e acomete trabalhadores que atuam em contato direto com o público. Esta síndrome possui três dimensões caracterizadas como Exaustão emocional, que ocasiona a sensação de esgotamento emocional no indivíduo; Despersonalização, manifestada por comportamentos de indiferença com o público que atende e baixa Realização Profissional, evidenciada pela perda do interesse na atividade que desempenha e falta de perspectiva profissional. No contexto atual, a categoria docente do ensino básico é vista como uma das mais acometidas pela Síndrome de Burnout, nesse sentido torna-se relevante compreender quais podem ser as repercussões para a saúde e trabalho destes profissionais. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as condições e organização do trabalho que contribuem para manifestação de sintomas e desenvolvimento da Síndrome de Burnout em docentes do ensino básico de escolas públicas e privadas de São Luís/MA. Para tanto, buscou-se entender a Síndrome de Burnout e sua percepção entre os docentes no contexto laboral; analisar o processo de trabalho e sua repercussão na saúde dos docentes; identificar estratégias de enfrentamento utilizadas pelos docentes para os sintomas da Síndrome de Burnout e descrever as vivências profissionais relacionadas à manifestação da Síndrome de Burnout nos docentes. Utilizou-se o referencial da Psicologia do Trabalho, bem como estudos que discutissem a respeito da Síndrome de Burnout e como se dá sua manifestação nos diferentes profissionais. Os dados foram coletados por meio de pesquisa exploratória de natureza básica, com aplicação do Inventário de Burnout Maslach em 41 participantes, docentes de escolas públicas e privadas e foi realizada uma entrevista semiestruturada com 4 participantes que indicaram estar acometidos pela Síndrome de Burnout, por meio do inventário. Os dados obtidos no inventário foram analisados pelo software SPSS e a entrevista a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados do inventário apontaram que os docentes de escola pública apresentam maior escore em Exaustão Emocional e menor em baixa Realização Profissional e os docentes de escola privada apresentam maior Despersonalização, que são as dimensões indicativas da Síndrome de Burnout. Por meio da entrevista foi observado que os problemas estruturais contribuem para a intensificação das vivências de sofrimento dos docentes de escola pública, enquanto as pressões e alta carga horária impactam de forma mais significativa os professores de escola privada. Ambos os segmentos utilizam estratégias para lidar com os sintomas da síndrome, sendo estas o afastamento das atividades relacionadas ao trabalho, focando em tarefas autocentradas e descanso. Nesse sentido, evidenciou-se que ambos os contextos trazem repercussões à saúde do docente e que a Síndrome de Burnout precisa ser cada vez mais esclarecida para os professores, a fim de que possam lançar mão de recursos para prevenir e lidar com o adoecimento.
Interno - 165.536.754-49 - JOSE ROMULO TRAVASSOS DA SILVA - FGV
Externo ao Programa - 1068539 - ROSANE DE SOUSA MIRANDA