Banca de DEFESA: THAMIRES THAYANNE CERQUEIRA MATOS

DISCENTE: THAMIRES THAYANNE CERQUEIRA MATOS
DATA: 02/12/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: A TERCEIRIZAÇÃO EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: Um estudo sobre saúde e subjetividade das agentes de limpeza.
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho. Terceirização. Agentes de limpeza. Mulheres.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A ideia de trabalho vem sofrendo mudanças significativas ao longo do tempo, no entanto é certo que através dele o homem diferencia-se de outras formas de vida, assim o trabalho é condição fundamental para o exercício do papel social. Porém, o trabalho é visto como mercadoria, dentro de uma lógica capitalista, sendo assim o trabalho traz também a presença do sofrimento, causando prazer e desprazer. As novas legislações trabalhistas contribuem com essa perspectiva uma vez que aumentam as garantias das empresas reduzindo a proteção institucional aos trabalhadores, diminuindo assim os direitos uma vez conquistados pelos trabalhadores, acentuando também a desigualdade de gênero, indo de encontro as lutas feministas do último século. Partindo dessa compreensão, o objetivo central do presente trabalho é analisar os impactos das novas legislações trabalhistas do ponto de vista da saúde e subjetividade das trabalhadoras terceirizadas do setor de limpeza do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Monte Castelo, identificando pontos nessas legislações que trazem repercussões diretas para as mulheres trabalhadoras. A pesquisa foi de natureza qualitativa e o referencial teórico-metodológico que a norteou foi a Psicodinâmica do Trabalho, em articulação com a Sociologia do Trabalho e o Materialismo Histórico-Dialético. Participaram desse estudo 06 agentes de limpeza do sexo feminino.
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Presidente - 407555 - DENISE BESSA LEDA