Banca de QUALIFICAÇÃO: CARMENE MARIA ROXO DE ABREU PEREIRA

DISCENTE: CARMENE MARIA ROXO DE ABREU PEREIRA
DATA: 13/12/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: ANÁLISE DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO SETOR PORTUÁRIO: ESTUDO DE CASO NO TERMINAL MARÍTIMO DA PONTA DA MADEIRA/SÃO LUÍS
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias – Porto – Força de Trabalho
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A ideia de pesquisar os impactos das novas tecnologias sobre o setor portuário cumulado a um estudo de caso no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), surgiu no início de 2019. Nesta ocasião, a empresa detentora dos direitos para exploração logística do TMPM (Vale) vivenciou o maior acidente da história da Mineração Mundial, no Estado de MG, na cidade de Brumadinho, ocasionando aproximadamente 300 mortes. A tragédia ocasionada pelo rompimento de uma barragem denominada Córrego do Feijão mudou para sempre a vida de todos que fazem ou faziam parte desta corporação e especialmente da comunidade que perdeu seus entes queridos e horizontes pessoais e materiais. A partir do dia 25 de janeiro de 2019, uma série de discussões se inauguram e duram até hoje com foco na segurança das pessoas, gestão de riscos e como a tecnologia pode diminuir a presença das pessoas em áreas de maior risco em uma operação que tem elevado grau complexidade. O uso das tecnologias (na sua potencialidade) pode ser um aliado para que a história nunca mais viva um episódio como Brumadinho. Discutir potencial das tecnologias e comportamentos para aumentar a segurança das pessoas e retirá-las de faixas de risco passou a ser uma obsessão. Segundo o artigo escrito por Rafael Carvalho (2019), se depender da tecnologia, o futuro já começou. Hoje, as máquinas já trabalham de forma integrada com humanos e são ferramentas fundamentais para uma performance eficiente, especialmente nas grandes empresas. Nos próximos anos e décadas, elas trabalharão ainda mais para otimizar nossas ações e redesenhar as profissões. É o que revela o estudo projetando 2030: uma visão dividida do futuro encomendado pela Dell Technologies ao IFTF (Institute For The Future), que analisou os impactos dessas tecnologias até 2030. A pesquisa, que contou com a participação de 3800 líderes de negócios de médias e grandes corporações em 17 países, incluindo o Brasil, estima que 85% dos trabalhos que existirão em 2030 serão novos. “Isso não significa que as profissões como conhecemos hoje serão extintas, mas elas certamente serão transformadas e terão, na parceria homem-máquina, o principal vetor de mudança”, diz Sidney Zamel, diretor de marketing e produtos da Dell no Brasil. “Espera-se maior eficiência e uma possibilidade de, mais do que nunca, ajudar os humanos a transcender suas limitações, com a tecnologia funcionando como uma extensão das pessoas, ajudando a direcionar e gerenciar melhor atividades cotidianas.”Subestimados ou não os números e insights trazidos nos estudos conhecidos à época e mais detalhados na introdução e revisão da literatura trazem uma constatação que é real: a 4ª revolução industrial, marcada por inovações tecnológicas já promove e promoverá mudanças profundas no mundo do trabalho e no desenho organizacional das instituições e corporações. Estas mudanças, demandas políticas públicas e/ou ações preventivas que devem envolver a chamada tríplice hélice, formada por Empresa, Universidade e Governo. Minha curiosidade para aprofundamento de algumas certezas me estimulou a observar como as tecnologias se comportaram (seus impactos no TMPM), dado que minha atividade, na área de Recursos Humanos se dá em São Luís, na empresa Vale e este negócio é tido como um dos mais inovadores dentre os modais operados pela Vale (mina, ferrovia e porto). A pesquisa deve avaliar os impactos das transformações tecnológicas e digitais na estrutura ocupacional e as competências socioprofissionais no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, São Luís (MA), com ênfase nas posições iniciais de Operação de Manutenção entre 2010 e 2020.
Externo ao Programa - 1581735 - CAMILA ALVES MACHADO SAMPAIO
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO