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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON DE OLIVEIRA BRASIL

2021-12-23 18:31:02.164

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON DE OLIVEIRA BRASIL
DATA: 27/12/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma on-line
TÍTULO: FENOMENOLOGIA DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON-LINE NO CONTEXTO DE COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento Psicológico on-line. Fenomenologia. COVID-19
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O Atendimento Psicológico on-line ou intervenções psicológicas on-line é uma realidade no Brasil, desde o final da década de 1990, e como mostram literaturas estrangeiras, em período anterior a esse, remetem à década de 1980, sob o conceito de E-therapy ou telepsychology services. Ao longo dos anos, com os avanços em pesquisas e estudos, esse modelo foi normatizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde os anos 2000 com sua primeira resolução, a que vigora atualmente é a de nº 11/2018/CFP. Com a infelicidade da pandemia de SARS-COVID-2 (COVID-19), o mesmo conselho lançou a Resolução nº 04/2020, em caráter provisório que não revoga a anterior. Esse modelo se mostrou como a possibilidade de contato psicológico mais importante no período, pois os atendimentos presenciais ficaram suspensos e houve maior demanda para os atendimentos on-line. Esse tipo de atendimento pode ocorrer de forma síncrona ou assíncrona, como videochamadas e/ou trocas de mensagens (e-mail, WhatsApp, Instagram etc., previamente definido e seguindo as condições de segurança). Esta investigação será desenvolvida por meio de pesquisa empírica não-experimental qualitativa de orientação fenomenológica husserliana, com formulário on-line. A fenomenologia e o método fenomenológico proposto por Edmund Husserl ajuda a entender esse fenômeno em sua forma vivencial, compreendendo de forma ampla como as pessoas vivenciam tal modelo de atendimento psicológico. O presente projeto parte da seguinte pergunta disparadora: como psicólogas e psicólogos das orientações fenomenológica husserliana, fenomenológica-existencial, fenomenológica-hermenêutica, gestalt-terapia, Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), humanista-existencial e existencial baseados em suas vivências, descrevem o fenômeno do Atendimento Psicológico On-line no contexto de COVID-19 no Brasil? Para buscar responder a essa pergunta, o seguinte objetivo geral foi delineado: conhecer as vivências desses profissionais de psicologia que realizaram Atendimento Psicológico on-line, durante o período de pandemia do SARS-COVID-2. Para se atingir o objetivo geral, quatro objetivos específicos foram traçados: identificar as estruturas invariantes (essências) das vivências desses profissionais de psicologia; desvelar características que o Atendimento Psicológico on-line pode assumir; identificar quais recursos técnicos, éticos e de segurança são utilizados pelos profissionais de psicologia; e sistematizar, por meio das reduções fenomenológicas, as vivências de atendimento on-line dos profissionais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADELMA DO SOCORRO GONÇALVES PIMENTEL - UFPA
Externo à Instituição - ANDRE VINICIUS DIAS SENRA - IFRJ
Externo ao Programa - 1356212 - CARLOS SANTOS LEAL
Externo à Instituição - CRISTIANO ROQUE ANTUNES BARREIRA - USP
Interno - 881.952.603-49 - DAYSE MARINHO MARTINS - IEMA
Presidente - 2079724 - JEAN MARLOS PINHEIRO BORBA

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