Banca de DEFESA: LARISSA SILVA ABREU

DISCENTE: LARISSA SILVA ABREU
DATA: 28/01/2022
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: CAMINHOS IDENTITÁRIOS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO QUILOMBO RAMPA/MA
PALAVRAS-CHAVES: Subjetivação; Identidades étnico-raciais; Educação das Relações Étnico-raciais; Quilombolas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Este trabalho é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo analisar as relações entre os processos de subjetivação e construção de identidade étnico-racial de professoras/es e as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Educação Escolar Quilombola, em uma escola situada no Quilombo Rampa, em Vargem Grande, Maranhão. A pesquisa norteia-se por uma perspectiva construcionista em Psicologia Social, e pela metodologia da pesquisaação proposta por Boaventura de Sousa Santos (2008). A pesquisa de campo se desenvolve junto a quatro professoras e três professores da escola da Rampa, que se autodeclararam negros. Como procedimentos para construção de dados foram utilizados o grupo focal; a observação participante; o diário de campo e a aplicação de um questionário. Os dados construídos nesta pesquisa foram analisados a partir da Análise do Discurso (AD) foucaultiana. O trabalho nos mostrou que a formação inicial e continuada são importantes instâncias para uma reflexão crítica e política da relações étnico-raciais, bem como para a construção das identidades étnico-raciais das professoras/es; e que é o trabalho da escola, em troca constante com os saberes e práticas quilombolas do território onde atua, um importante mobilizador das práticas de produção e afirmação de identidades negras e quilombolas. A escola enquanto uma instituição potencializadora de regimes de verdade, é aqui colocada como um dos lugares onde é possível aprender a ser negro, quilombola e atuar para o antirracismo. A Educação das Relações Étnico-raciais, nesse sentido, se dá num atravessamento das próprias identidades e subjetividades dos sujeitos implicados no processo educativo, como resultado de uma dinâmica contínua que entrelaça processos históricos, culturais, individuais e psicossociais através dos discursos produzidos e veiculados como verdadeiros.
Interno - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO