Banca de DEFESA: GRASYELLE CRISTINA FERRAZ ALMEIDA PENHA

DISCENTE: GRASYELLE CRISTINA FERRAZ ALMEIDA PENHA
DATA: 04/03/2022
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: Psicologia na Educação Superior: Atuação profissional em uma Universidade Federal
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia; Educação Superior; Atuação Profissional.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A Educação Superior é um dos campos emergentes de atuação profissional da Psicologia, e neste contexto de atuação, predominam estudos da Psicologia Escolar/Educacional Crítica. As universidades federais têm realizado concursos públicos para o cargo de psicóloga(o), com descrição de funções generalistas, sugerindo distintas possibilidades de atuação em relação às áreas de especialidades da Psicologia e aos diversos programas, políticas e serviços na Educação Superior. Atualmente, 1.028 psicólogas(os) vivenciam a prática profissional nas universidades federais de todo país, incluindo nesse cenário as 18 profissionais de Psicologia, que atuam na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O presente estudo buscou analisar a atuação da Psicologia na Educação Superior, tendo a UFMA como campo empírico. Para a discussão teórica utilizaram-se documentos oficiais, estudos da Psicologia e Educação Superior, e literatura da Psicologia Escolar/Educacional. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Participaram sete psicólogas de diversos campi universitários, por meio de um questionário e uma entrevista com perguntas abertas, sendo as informações analisadas a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam cinco categorias emergentes: 1) práticas profissionais nos campos de atuação da Assistência Estudantil e Gestão de Pessoas; 2) formação e identificação profissional com as áreas de especialidades da Psicologia; 3) trabalho da psicóloga, pandemia e adoecimento; 4) organização institucional e o trabalho da psicóloga, e; 5) concepções e contribuições de atuação da Psicologia na Educação Superior. As informações indicam serviços de Psicologia na Gestão de Pessoas e, predominantemente, na Assistência Estudantil. Nos campi do interior, na Assistência Estudantil, constata-se uma combinação de práticas profissionais tradicionais e emergentes, com ações individuais e coletivas voltadas aos estudantes, além de algumas ações institucionais, e, no campus de São Luís, prevalecem as práticas tradicionais com ações individuais. A Gestão de Pessoas revela a mesma combinação de práticas tradicionais e emergentes, mas com ações individuais e coletivas voltadas aos servidores. Nesses dois contextos, as concepções acerca da atuação profissional e serviços de Psicologia convergem para os campos da saúde e/ou educação. A formação continuada é destacada como importante, ocorrendo em várias áreas da profissão, que somadas às experiências profissionais, balizam as práticas psicológicas na instituição. A identificação profissional na Assistência Estudantil converge às áreas da Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, e na Gestão de Pessoas para a área da Psicologia da Saúde. Diante das informações encontradas, observa-se uma diversidade nas práticas profissionais, sendo distintas, sobretudo, entre os campi do interior e campus de São Luís. Encontrou-se uma identificação profissional multifacetada, apontando para uma atuação profissional híbrida em relação às áreas de especialidades da Psicologia. Espera-se que outros estudos possam ampliar essa discussão.
Externo à Instituição - ALBA CRISTHIANE SANTANA DA MATA - UFG
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO