Banca de QUALIFICAÇÃO: DALLILA MORAES SANTOS

DATA: 07/03/2022
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: VIVÊNCIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas com deficiência. Processos de inclusão. Psicologia Educacional. Ensino Superior.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: As interações sociais vivenciadas pelos homens decorrem de uma trajetória histórica e política complexa e que impactam nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, sobretudo aos grupos sociais que sofrem exclusão, como as pessoas com deficiência. A Psicologia Histórico-Cultural e a Psicologia Escolar crítica, fundamentos teórico-metodológicos desta pesquisa, destacam a relevância em se compreender que as situações sociais de desenvolvimento situadas no tempo e no espaço. Compreender o sujeito por meio da perspectiva histórica, social e cultural significa considerar a individualidade e a pluralidade das relações que atravessam esses processos. Sendo as instituições educacionais lócus profícuo para essas relações, a Educação Inclusiva desponta nos últimos anos como ferramenta política para a construção de espaços democráticos. Nessa direção, o objetivo deste trabalho é analisar as vivências acadêmicas de pessoas com deficiência na Educação Superior, buscando compreender a influência do processo de escolarização e das redes de apoio, assim como mapear as características do acesso e permanência nesse nível de ensino. Também se objetiva conhecer as dificuldades e potencialidades que se interpuseram na trajetória acadêmica dos estudantes com deficiência. De natureza qualitativa, a pesquisa compreenderá o uso de entrevistas semiestruturadas, que serão conduzidas com discentes do ensino superior em instituições do Maranhão. As informações serão analisadas à luz da epistemologia de Vygotsky, que busca significados e zonas de sentidos relacionados aos fenômenos de estudo.
Externo à Instituição - ALINE BECKMANN DE MENEZES - UFPA
Presidente - 641.375.383-87 - POLLIANNA GALVÃO SOARES DE MATOS