Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: THIAGO FILIPE LINHARES SANTOS

2022-03-22 15:09:24.517

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO FILIPE LINHARES SANTOS
DATA: 24/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: Se você gostou, curta ou comente! Brand Awareness e engajamento na #psicologia no Instagram.
PALAVRAS-CHAVES: Mídias sociais. Brand Awareness. Engajamento. Instagram.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Na sociedade em redes, as mídias sociais têm ressignificado as relações, tomando um caráter dinâmico e desprovido de fronteiras. Neste sentido, a participação em redes sociais tem se configurado em um elemento fundamental para as marcas, sejam elas pessoais ou não. Através de um posicionamento adequado, é possível gerar aproximação com os potenciais clientes, o que inclui a prestação de serviços por psicólogos. Assim, a compreensão de como a imagem construída pela marca é percebida e interpretada pelos usuários do Instagram pode ser avaliada através da mensuração do engajamento. Nesse sentido, buscou-se nessa dissertação responder às seguintes questões de pesquisa: como se dá o engajamento dos internautas frente às publicações de psicologia no Instagram? Quais os principais temas abordados nestas publicações? Há profissionais de psicologia fazendo uso da #psicologia, uma vez que esta é a principal referência à área nesta rede? Como estes profissionais se posicionam? Os dados foram obtidos por meio de de webscrapping (raspagem de dados) feito por meio de ferramentas computacionais e foram coletados a partir do escopo delimitado pela hashtag #psicologia. Foram obtidos dados textuais, likes, comentários, redes de coocorrência de usuários e de hashtags. Recorreu-se, para análise dos resultados, à Teoria de Campo de Pierre Bourdieu para compreender o Instagram enquanto campo social, além de recorrer aos conceitos de brand awareness e marca pessoal para analisar os clusters de dados e as temáticas abordadas na mídia social. As implicações éticas que regem a promoção profissional dos psicólogos, de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia, foram acionadas para cotejar com os posicionamentos sobre o tema. Verificou-se que o uso da #psicologia é acionado por usuários externos ao campo hegemônico da psicologia, sendo as postagens com maiores métricas associadas a elementos não hegemônicos (grupos generalistas e focados em temas de bem-estar). Além disso, verificou-se que a presença de psicólogos com posicionamento na rede a partir do uso da hashtag é reduzido, o que oportuniza seu uso por sujeitos inicialmente externos ao campo profissional.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2940522 - ADRIANA DE LIMA REIS ARAUJO
Externo ao Programa - 2257735 - ALEX OLIVEIRA BARRADAS FILHO
Externo ao Programa - 1581735 - CAMILA ALVES MACHADO SAMPAIO
Presidente - 1929907 - TADEU GOMES TEIXEIRA

fim do conteúdo