Banca de DEFESA: MARINA LUCIA ERICEIRA VASCONCELOS SOUSA

DISCENTE: MARINA LUCIA ERICEIRA VASCONCELOS SOUSA
DATA: 30/03/2022
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: Psicoterapia On-line no Brasil: Vivências, desafios profissionais e construções éticas
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Clínica, Psicoterapia, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Ética.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: As repercussões da pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento e distanciamento social resultaram em uma premência dos trabalhos na modalidade remota, dentre eles o atendimento psicológico on-line. A inserção da psicologia clínica no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) é uma prática recente, que vem recebendo crescente atenção de profissionais e pesquisadores. Os psicólogos puderam fazer uso dessa modalidade de atendimento de modo autônomo a partir da Resolução nº11/2018 (CFP, 2018). O que se percebe é que a prestação de serviços psicológicos on-line vem possibilitando maior acesso aos cuidados em saúde mental e vem mostrando sua relevância bem como a eficácia nos resultados. Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo geral conhecer a prática profissional do psicólogo clínico que trabalha com atendimento psicológico on-line. Especificamente o estudo busca compreender as vivências e a rotina da prática profissional, questões éticas, dificuldades, desafios profissionais e a percepção acerca dos benefícios e da efetividade, assim como, o impacto do uso desta modalidade na saúde dos profissionais. Participarão da pesquisa psicólogos que estejam trabalhando com psicoterapia on-line atualmente ou tenham atuado nos últimos 2 anos. A pesquisa seguirá delineamento descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados serão utilizados um Questionário Sociodemográfico e Prática Profissional e um Roteiro de Entrevista Semiestruturado. Os dados serão analisados por meio do programa IRaMuTeQ versão 7.0 alpha 2, com enfoque da abordagem hermenêutica-dialética. Esta pesquisa se propõe a uma melhor compreensão desta modalidade de atuação, permitindo reflexões sobre as práticas do profissional de psicologia na contemporaneidade. Além de fornecer resultados relevantes para a construção dessa modalidade de atendimento, contribuindo para o entendimento dos seus benefícios e eficácia.
Externo ao Programa - 2151552 - CHRISTIANA LEAL SALGADO
Presidente - 881.952.603-49 - DAYSE MARINHO MARTINS