Banca de DEFESA: RENATA PORTO PINHEIRO

DISCENTE: RENATA PORTO PINHEIRO
DATA: 04/04/2022
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: HABILIDADES SOCIAIS, DEPRESSÃO E ESTRESSE: um estudo com adolescentes vítimas de abuso sexual.
PALAVRAS-CHAVES: Abuso Sexual. Adolescentes. Habilidades Sociais
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Achados da literatura indicam que um bom repertório de Habilidades Sociais (HS) em crianças/adolescentes pode ser fator protetivo de problemas comportamentais, assim como um repertório deficitário de HS pode ser fator de risco. Somando-se a esses dados há estudos relacionando Abuso Sexual (AS) a quadros de depressão e estresse. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo foi avaliar como o repertório de HS de adolescentes vítimas de AS se relaciona com a manifestação e intensidade de quadros depressivos e de estresse, e como objetivos específicos: (a) caracterizar a amostra atendida no ambulatório de atendimento especializado a vítimas de violência sexual do Hospital Universitário (HU) de São Luís – MA; (b) caracterizar o repertório de HS, identificando déficits e recursos das adolescentes; (c) avaliar a presença e nível de sintomas depressivos; (d) avaliar a presença e nível de sintomas fisiológicos, psicológicos, cognitivos e interpessoais de estresse; (e) relacionar as variáveis HS, depressão e estresse. Para isso, foi conduzido um estudo descritivo e correlacional, com 10 adolescentes do sexo feminino, com idade entre 14 e 17 anos, vítimas de AS, atendidas no HU de São Luís – MA. Para coleta dos dados utilizou-se: Ficha SINAN; Protocolo de caracterização da participante; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes - IHSA; Escala Baptista de Depressão Infanto-juvenil – EBADEP-IJ e Escala de Stress para Adolescentes-ESA. Os dados foram analisados seguindo os manuais dos instrumentos. Na sequência, realizou-se análises de estatística descritiva e correlação de Spearman. Os principais resultados apontaram prevalência de estupro e múltiplas formas de violência ocorrendo concomitantemente, em adolescentes autodeclaradas pardas, de baixa renda, estudantes de escolas públicas e com o abusador sendo do âmbito intrafamiliar ou conhecido. Referente ao repertório de HS, cinco adolescentes apresentaram bom ou elaborados repertórios e cinco apresentaram repertórios deficitários, quanto ao nível de dificuldade de emissão destas respostas cinco adolescentes apresentaram baixo custo e outras cinco, médio ou alto. Padrões de depressão foram verificados em quatro adolescentes, sendo duas com sintomatologia leve e duas moderada; sintomas de estresse foram detectados em duas adolescentes, sendo uma em fase de resistência e uma em fase de exaustão. Encontrou-se correlação positiva entre HS assertivas e depressão. Sobre características demográficas e sociais da amostra, é possível afirmar que os resultados se alinham à literatura nacional. Ainda que repertórios bons e elaborados de HS tenham sido identificados na metade das adolescentes, foram evidenciados altos níveis de dificuldades na emissão destas respostas, o que aponta para a presença de ansiedade ao emiti-las. Os quadros de depressão e estresse apontam necessidade de investigações de variáveis relacionadas às condições do AS. O impacto do repertório de HS nos padrões de depressão e estresse em vítimas de AS foram discutidos à luz da Análise do Comportamento e do campo teórico das HS. Conclui-se que: (1) há evidências de vulnerabilidade para AS em adolescentes com características sociais específicas; (2) Repertórios bons e elaborados de HS não foram suficientes como medidas de proteção; (3) Repertórios bons e elaborados de assertividades se relacionaram com quadros depressivos. A presente investigação aponta para a necessidade de que as análises dos construtos, seus impactos e suas relações precisam considerar a história de vida (ontogênese) das vítimas e condições atuais, como duração do AS, tempo de procura por atendimento e condições antecedentes e consequentes ao AS. Por fim, destaca-se que o AS em crianças e adolescentes do sexo feminino e seus efeitos psicológicos impõem aos pesquisadores a análise de contingências individuais e aprofundamento de estudos em uma perspectiva macro acerca da construção histórica do papel da mulher na sociedade, tal debate é possível por meio da Análise do Comportamento e das Ciências Sociais.
Presidente - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA
Externo à Instituição - DANIELY ILDEGARDES BRITO TATMATSU - UFC