Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ELYONEIDA MARIA DE MORAES ÁVILA

2022-04-01 09:55:41.649

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELYONEIDA MARIA DE MORAES ÁVILA
DATA: 04/04/2022
HORA: 19:00
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: Efeitos do Behavioral Skills Training de forma remota em cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo
PALAVRAS-CHAVES: Behavioral Skills Training; capacitação remota; cuidadores; pessoas com TEA.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O Behavioral Skills Trainning (BST) é um conjunto de estratégias utilizadas pela Análise do Comportamento para ensinar comportamentos de forma eficiente. Uma das possibilidades de aplicação do BST que tem sido utilizada é a capacitação de forma remota. Este trabalho investigou se o BST é eficaz na capacitação remota de cuidadores(as) para o ensino de repertórios comportamentais em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Os objetivos da pesquisa foram (1) Verificar se, a partir da capacitação BST de forma remota, cuidadores(as) realizaram um ensino metodologicamente preciso de repertórios verbais e não-verbais a pessoas com TEA; (2) Verificar se houve generalização do ensino metodologicamente preciso em ambiente diferente daquele em que a capacitação aconteceu; (3) Verificar se, a partir da intervenção realizada pelos(as) cuidadores(as), houve alteração nos repertórios verbais e não-verbais das pessoas com TEA e; (4) Medir a percepção dos cuidadores sobre sua capacitação por meio de questionário. Participaram da pesquisa dois cuidadores(as) e uma criança com TEA. A pesquisa aconteceu de forma remota, através de aplicativo gratuito de videochamada. A partir do estabelecimento dos repertórios, os(as) cuidadores(as) realizaram as etapas de sonda de avaliação, linha de base verdadeira, treino com feedback imediato e com feedback atrasado, avaliação da generalização de precisão em um ambiente diferente do treino e manutenção do ensino. Foram analisados os percentuais de componentes das tentativas discretas concluídos de forma precisa pelos participantes cuidadores e os percentuais de desempenho da pessoa com TEA. Os resultados indicaram aumento na precisão do ensino dos participantes cuidadores após treino BST, generalização do ensino preciso em ambiente menos controlado e melhorias no repertório da criança a partir das intervenções realizadas pelos cuidadores participantes. No que diz respeito a validade social, os resultados indicaram que os participantes cuidadores ficaram satisfeitos com capacitação BST de forma remota.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA
Presidente - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS
Interno - 641.375.383-87 - POLLIANNA GALVÃO SOARES DE MATOS
Externo ao Programa - 1572924 - ROSANA MENDES ELERES DE FIGUEIREDO

fim do conteúdo