Banca de DEFESA: HUGO LEONARDO FERREIRA ARAUJO

DISCENTE: HUGO LEONARDO FERREIRA ARAUJO
DATA: 06/06/2022
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: um estudo sobre qualidade de vida no trabalho de professores da Universidade Estadual do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida; Docentes do Ensino Superior; Pandemia de COVID-19.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O mundo contemporâneo do trabalho vem sofrendo constantes mudanças, e a qualidade de vida no trabalho é um aspecto essencial e complexo a ser considerado na promoção de saúde e bem-estar dos professores, sobre os quais estão submetidos a inúmeras demandas laborais que extrapolam a sala de aula. O presente estudo envolve as seguintes problemáticas: qual é a percepção sobre QV de docentes de ensino superior efetivos da Universidade Estadual do Maranhão? Qual é o reflexo da pandemia de COVID-19 na organização do trabalho? Tem-se como objetivo geral analisar a percepção em relação à QV dos docentes efetivos da Universidade Estadual do Maranhão. Já os objetivos específicos são: investigar as condições de trabalho dos professores, considerando as características do trabalho docente na pandemia; descrever os fatores relacionados ao trabalho docente que impactam sua QV; e avaliar os indicadores de QV no trabalho dos professores. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem quantitativa com delineamento metodológico que sugere dois critérios: quanto aos fins, é exploratória e descritiva e, quanto aos meios, tem natureza bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, com o seguinte CAAE: 48922921.6.0000.5086. A coleta de dados deu-se mediante a utilização do instrumento WHOQOL – Bref e questionário, para coletar informações relativas ao domínio correspondente a condições de trabalho, no período de novembro a dezembro de 2021. Para além disso, inseriu-se uma pergunta sobre os fatores que mais impactam a QV na pandemia. No que tange ao tratamento quantitativo, utilizaram-se análises estatísticas descritiva e inferencial, por meio dos cálculos de média, desvio padrão, soma, comparação e análise fatorial, utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A análise dos dados apontou que o reflexo da pandemia na organização do trabalho docente foi significativo, sendo necessário adaptar a própria casa para o ensino remoto. Ademais, ficou constatado que, apesar dessa adaptação, os professores não estão satisfeitos com o nível de ruído e a temperatura. Já em relação à QV, o domínio Físico obteve 59,88; o Psicológico atingiu 63,04; o Meio Ambiente alcançou 64,99; e o Social chegou a 65,39. Além disso, o fator que mais impactou a QV dos docentes durante a pandemia foi o acúmulo de trabalho. Logo, conclui-se que a percepção de QV dos docentes durante a pandemia foi impactada negativamente em todos os domínios do WHOQOL e que o ambiente domiciliar não é local adequado para o desempenho do magistério.
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA
Interno - 165.536.754-49 - JOSE ROMULO TRAVASSOS DA SILVA