Banca de DEFESA: RANIELE CIMARA DA CONCEIÇÃO GOMES

DISCENTE: RANIELE CIMARA DA CONCEIÇÃO GOMES
DATA: 26/01/2023
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE: Google Meet / meet.google.com/nhy-vmhn-wvx
TÍTULO: Os sentidos do trabalho e carreira no setor público: um estudo sobre a trajetória profissional dos assistentes em administração de uma IES.
PALAVRAS-CHAVES: Sentidos do trabalho. Assistente em Administração. Carreira. Prazer e sofrimento no trabalho.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
RESUMO: O trabalho é um elemento importante para a construção da identidade pessoal e profissional do ser humano, é por meio dele que as pessoas atribuem sentidos e significados as suas ocupações. Diante disso, este projeto propõe como objetivo analisar o sentido do trabalho para assistentes em administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que construíram carreira em uma área diferente da sua formação acadêmica. Para isso, o caminho metodológico percorrido foi o qualitativo quanto aos instrumentos, foram aplicados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado. E para decodificar e analisar as falas dos entrevistados, utilizou-se a Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. Quanto aos resultados e discussão, observou-se que entre as razões que influenciaram na escolha por uma carreira como Assistente em Administração na UFMA, o desejo de estabilidade no mercado de trabalho se apresenta de forma pontual, ou seja, na maioria dos casos a escolha não ocorreu por vocação e sim por necessidade financeira. No que diz respeito as vivências de prazer no trabalho, os participantes destacaram que o reconhecimento e valorização do trabalho que executam e o bom relacionamento com a chefia e os demais colegas são fatores agradáveis. Já nas vivências de sofrimento, parte dos assistentes em administração, descrevem uma sensação de fragmentação, no que diz respeito a adequação do próprio perfil ao cargo ocupado, também pontuaram o potencial subutilizado, pois realizam atividades de uma função de nível médio e a maioria dos trabalhadores possui cargo superior em áreas diferentes da atual atuação profissional, além disso também destacaram as cobranças excessivas e a estrutura física inapropriada. Sobre as estratégias de mediação adotadas, as coletivas não foram identificadas, os participantes apresentaram a mobilização individual como forma de ressignificar e enfrentar o sofrimento vivido no ambiente de trabalho. Por fim, este projeto buscou trazer contribuições acadêmicas e sociais, a fim de promover reflexões a respeito do trabalho do Assistente em Administração desconstruindo preconceitos e inspirar mais pesquisas que investiguem tal categoria.
Presidente - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA