Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA DOS SANTOS DE OLIVEIRA

DISCENTE: MÔNICA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet: http://meet.google.com/qog-wgdf-hub
TÍTULO: Indicadores para Atuação do Psicólogo Escolar para a Inclusão de Estudantes Autistas durante a COVID-19.
PALAVRAS-CHAVES: Autismo. Covid-19. Inclusão escolar. Psicologia escolar.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Nos últimos anos tem sido crescente o número de estudantes do ensino especial na educação regular, com destaque, aos estudantes autistas. Esse aumento, é entendido, como fruto da implementação das políticas de inclusão e tensionamentos de movimentos sociais e políticos. No entanto, é observado que só garantir matrículas, não é o suficiente, é preciso também oportunizar a qualidade e efetividade da educação, empreender mediações adequadas e estabelecer metas de aprendizagem. Como barreira, tem-se uma sociedade normativista que rejeita as diferenças humanas, e que ainda insiste em fomentar a criação de estratégias de exclusão e segregação. Essa realidade tomou proporções ainda maiores com a pandemia. Junto aos novos desafios de uma crise humanitária, foi possível notar que as velhas problemáticas enfrentadas, se potencializaram ainda mais, o que inclui as ações segregadoras e que desconsideram as capacidades de aprendizagem da pessoa autista. Seguindo assim, com escolas apresentando resistência para incluir, e pais desencorajados de expor os filhos ao contexto escolar. Nesse sentindo, o objetivo desta pesquisa será investigar indicadores para a atuação em Psicologia Escolar direcionada ao acompanhamento de estudantes autistas após o contexto pandêmico em uma escola pública de Caxias/Ma. Fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural e na Psicologia Escolar crítica, esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa e adotará duas etapas de investigação: (1) Mapeamento das escolas com estudantes autistas matriculados em Caxias-Ma e (2) Intervenção Institucional. O procedimento de análise se subsidiará na construção de zonas de sentido por meio da apreensão dos significados, tal como orientado pela proposta de Vygotsky. Esse procedimento está relacionado à interação da pesquisadora com participantes da pesquisa, com o objetivo de conhecer o contexto, promover a circulação de significados e sentidos e identificá-los por meio das interações oportunizadas pelas estratégias de levantamento de informações.
Interno - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO
Interno - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS