Banca de QUALIFICAÇÃO: RONALDO FELLIPE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE: RONALDO FELLIPE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA: 04/04/2023
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE: meet.google.com/xym-ksrc-yyb
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS COMPETÊNCIAS DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO FRENTE À PANDEMIA DA COVID- 19.
PALAVRAS-CHAVES: Professores. Trabalho. Ensino remoto. Tecnologias Digitais. Competências Digitais.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Os professores vivenciam as transformações do mundo do trabalho, dentre elas a intensificação e a precarização do trabalho. Com o surgimento da pandemia da Covid-19, os professores necessitaram se adequar ao Ensino Remoto Emergencial – ERE e, com este, o uso mais frequente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs. Esses profissionais não tiveram tempo hábil para se adaptar com o uso dessas ferramentas, resultando, assim, no aumento de horas trabalhadas e do enquadramento de compromissos pessoais com os de trabalho. Além disso, as TDICs, impulsionadas pelo contexto da sociedade da informação, têm papel central no processo produtivo. Desse modo, deve-se considerar a importância das competências digitais para que os docentes possam proporcionar a reflexão e a ação dos alunos no que tange ao processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, como os professores do curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão autoavaliam as suas competências digitais? Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo identificar como os professores da Universidade Federal do Maranhão autoavaliam as suas competências digitais. Metodologicamente, esta pesquisa se comporta como exploratória e com a abordagem qualitativa, buscando entrevistar 10 professores do curso de Psicologia. Os dados produzidos serão observados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Com os resultados da pesquisa, espera-se contribuir para o conhecimento científico na área, bem como, contribuir com a Universidade Federal do Maranhão a pensar em soluções viáveis para melhorar a qualidade das capacitações dos docentes no manejo das TDICs.
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA