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Banca de DEFESA: CREUZIANA XAVIER DE ARAÚJO

2023-04-06 08:47:52.947

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CREUZIANA XAVIER DE ARAÚJO
DATA: 12/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE: https://meet.google.com/gfg-fphc-jdt
TÍTULO: EFEITOS DO ENSINO DE RECONTAR HISTÓRIAS SOBRE RESPONDER PERGUNTAS DE COMPREENSÃO em crianças com autismo.
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista; intraverbais; recontar histórias; responder perguntas; inclusão.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) comumente apresentam dificuldade na aquisição de repertórios socialmente e academicamente importantes, como recontar histórias e responder perguntas de compreensão. Esses repertórios são intraverbais, que são operantes verbais compreendendo emissão de respostas verbais na presença de estímulos antecedentes verbais (sem haver correspondência ponto a ponto entre eles), e as respostas são mantidas por reforço condicionado generalizado. O presente estudo foi realizado em três crianças com diagnóstico de TEA entre 4 e 12 anos. Três procedimentos de ensino (encadeamento normal – EN; encadeamento de trás para frente – ETF; e esvanecimento de roteiro – ER) foram comparados quanto a sua eficiência no estabelecimento de recontagem de histórias (primeira variável dependente-VD) sem necessidade de pistas. Para duas crianças, EN foi mais eficiente, pois a recontagem da história por meio desse procedimento foi produzida mais rapidamente. No caso da terceira criança, o procedimento ETF, foi o que produziu o estabelecimento de recontagem de história mais rapidamente, sendo este o mais eficiente para este participante. A exposição contínua às histórias durante o ensino da recontagem, por meio dos diferentes procedimentos, também influenciou a aquisição de outro repertório referente a responder perguntas sobre as histórias (segunda VD) em todas as crianças e sem necessidade de ensino direto. Os dados foram discutidos no sentido de que, se as contingências de ensino implementadas na pesquisa são importantes para a formação social e acadêmica de crianças com TEA, produzindo ganhos para além do que é diretamente ensinado, elas podem favorecer processos de inclusão social e escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS
Interno - 1707983 - ALEX ANDRADE MESQUITA
Interno - 641.375.383-87 - POLLIANNA GALVÃO SOARES DE MATOS
Externo ao Programa - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA

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