Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE DA SILVA ROCHA ARAUJO

DISCENTE: DAYSE DA SILVA ROCHA ARAUJO
DATA: 26/04/2023
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE: https://meet.google.com/vbv-wqvu-dhd
TÍTULO: O IMPACTO DO TRABALHO REMOTO NA QUALIDADE DE VIDA DAS SERVIDORAS DO IFMA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho; Qualidade de Vida; Trabalho Feminino; Covid-19.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia. As instituições públicas e privadas de ensino, após decretos das esferas federais, estaduais e municipais, suspenderam suas atividades presenciais a fim de desacelerar o ritmo de contágio da doença. Instituído de forma emergencial e imediata, o trabalho remoto foi implantado nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O desenvolvimento das atividades administrativas e dos processos de ensino e aprendizagem foram deslocados para o domicílio, onde os recursos digitais e informacionais passaram a ser os principais meios para a realização das atividades demandadas. O trabalho enquanto fundante do ser social, categoria central e identitária nos indivíduos e na sociedade capitalista, possui sua configuração no mundo do trabalho atual sob os pilares da acumulação flexível, que se caracteriza pela flexibilização, precarização, informalidade e a desregulação de direitos sociais. Todos estes elementos vão repercutir no serviço público. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados em 2008, são campo de atuação dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). Regulamentada pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, a categoria é composta por profissionais dos níveis fundamental, médio e superior. Seu trabalho é essencialmente caracterizado por rotinas administrativas e operacionais que dão suporte e apoio às atividades de ensino. Durante o período de pandemia, em que o trabalho remoto foi assumido de forma prioritária, as servidoras TAEs, que já vivenciavam múltiplas jornadas de trabalho, sofreram o impacto da desigual divisão sociossexual do trabalho no espaço doméstico. Para as mulheres, o mundo do trabalho é marcado por contradições, desigualdades e desvalorização, características gendradas nas relações sociais de gênero, classe e raça. Os estudos científicos que embasam nosso referencial teórico concluíram que, durante o período em que as trabalhadoras estiveram em trabalho remoto, houve algum comprometimento da sua qualidade de vida e de sua saúde, no entanto, verificou-se que poucos estudos contemplavam de forma mais específica a categoria das TAEs das instituições de ensino. A Organização Mundial de Saúde (OMS), conceituou Qualidade de Vida como a percepção do próprio indivíduo acerca de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Portanto, o trabalho como elemento que pode promover bem-estar ou mal-estar ao indivíduo é percebido como determinante sobre a Qualidade de Vida. Assim, esta pesquisa tem como campo de estudo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e tem como objetivo principal analisar o impacto do trabalho remoto na qualidade de vida das servidoras do IFMA, durante a pandemia da Covid-19 entre os anos de 2020 e 2021. De modo mais específico, objetiva identificar os principais fatores que comprometem e/ou protegem a saúde das servidoras após a adoção do trabalho remoto; além de descrever as condições e a organização do trabalho naquele período da pandemia de Covid-19 e delinear as atividades executadas pelas servidoras. De natureza aplicada, a abordagem será quantitativa com delineamento de estudo de caso. A população de referência para esta pesquisa é composta pelas Técnico-Administrativas em Educação do IFMA cuja seleção da amostra será probabilística do tipo aleatória simples. O instrumento a ser utilizado para coleta de dados será o World Health Organization Quality of Life, em sua versão abreviada (WHOQOL-bref), adaptado, acrescido de um questionário complementar para levantamento do perfil sócio-demográfico e profissiográfico das participantes. Os instrumentos da pesquisa serão adaptados para um formulário do programa Google Forms, para que sejam preenchidos de forma online. O tratamento e a análise dos dados coletados serão realizados por meio do software estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 22, tendo como base epistemológica, para compreensão, interpretação e análise dos dados obtidos, o materialismo histórico-dialético.
Presidente - 2257717 - YLDRY SOUZA RAMOS QUEIROZ PESSOA
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO