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Banca de DEFESA: RUAN MARCUS DE JESUS PINHEIRO FERREIRA

2023-05-31 10:24:48.73

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUAN MARCUS DE JESUS PINHEIRO FERREIRA
DATA: 06/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma meet (https://meet.google.com/ssj-pifo-dww) e Auditório da PROEN/UFMA.
TÍTULO: REPENSANDO A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: uma análise da revisão das diretrizes curriculares nacionais.
PALAVRAS-CHAVES: formação em psicologia; diretrizes curriculares; política educacional.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: As Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN para os Cursos de Psicologia são regulamentadas pela Resolução do CNE/CES nº 5/2011, pois constituem a normativa que trata sobre princípios, fundamentos, condições de oferecimento e procedimentos para o planejamento, a implementação e a avaliação deste curso. No ano de 2018, a partir de demanda do Ministério da Educação – MEC, o Conselho Federal de Psicologia – CFP organizou o processo de revisão das DCN, processo que contou com participação de entidades da área, docentes, profissionais e discentes de todo território nacional. O principal produto dessa movimentação foi o relatório “Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (2018)”, encaminhada ao MEC. Em seguida, o Conselho Nacional de Educação através da Câmara de Ensino Superior publicou dois pareceres, um em 2019 e outro em 2022, cada um contendo uma proposta de Resolução das DCN, ambas não homologadas até o presente. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as diferenças e continuidades existentes entre o texto das DCN vigente (2011), e a proposta de revisão contida nos pareceres de 2019 e 2022. Como objetivos específicos, definimos: delinear historicamente o perfil da formação em Psicologia no Brasil do Currículo Mínimo à implantação das DCN; situar as DCN dentro de uma política de educação nacional; refletir sobre os possíveis impactos que alterações das DCN tem sobre a formação em Psicologia. O presente estudo é uma pesquisa descritiva e documental ligada ao campo da historiografia da psicologia com foco em documentos de domínio público. Como resultados, destacamos as mudanças trazidas pelos pareceres de 2019 e 2022 em relação à DCN vigente: 1) inclusão de valores e princípios de curso no sentido da compreensão dos aspectos que a globalização tem sobre a diversidade regional do país, da América Latina e na comunidade de países de língua portuguesa; do compromisso com a construção de uma sociedade democrática, soberana e justa, promovendo a cidadania, a saúde e a dignidade humana; do respeito à diversidade pessoal, social, cultural e ética; do zelo pela imagem e reconhecimento social e do reconhecimento da importância das políticas públicas; 2) as competências passam a seguir a Declaração internacional de Competências Fundamentais para a Psicologia Profissional de 2016 sendo classificadas em científicas e profissionais; 3) flexibilização da modalidade de ensino que não especifica que a formação seja presencial; 4) retirada do processo de autoavaliação dos cursos do texto da DCN; 5) retirada do rol exemplificativo de atividades acadêmicas a serem ofertadas pelos cursos . Apesar dessas mudanças, concluímos que o processo de revisão das DCN dá continuidade ao modelo de DCN já existente, flexibilizando alguns dos dispositivos dos cursos em favor de uma perspectiva mercantilizada da educação superior. Dessa forma, indicamos a necessidade de pesquisas que avaliem a maneira como a implantação das DCN nos cursos de Psicologia repercutem na formação das(os) psicólogas(os), buscando modelos alternativos que superem a formação por competências e que atendam as demandas sociais e especificidades da sociedade brasileira.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO
Interno - 881.952.603-49 - DAYSE MARINHO MARTINS
Externo à Instituição - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES - UFAL

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