Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANE FONTINELE DE FREITAS

DATA: 18/09/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO STI/UFMA
TÍTULO: DO ESCOLA SEM HOMOFOBIA AO KIT GAY: PERCURSOS E DISCURSOS
PALAVRAS-CHAVES: Escola sem Homofobia; desinformação; representação social; Educação
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O projeto Escola Sem Homofobia de 2004, viria a ganhar, de forma arbitrária, uma nova roupagem no ano de 2011: a associação direta a um objeto denominado Kit Gay. A partir dessa desinformação nascida emespaço parlamentar, a notícia se torna uma das mais divulgadas no ano de 2018 durante a corrida presidencial no Brasil, fazendo com que uma notícia falsa tomasse grandes proporções e fosse determinante na formação de representações sociais acerca de grupos apoiadores da causa LGBTQIA+. Partindo da necessidade de compreender o que ficou de resquício da ampla divulgação dessa desinformação, buscamos identificar quais representações sociais compõem o imaginário de professores e professoras do ensino médio na cidade de São Luís para, de forma concomitante, observarmos como são tratadas as temáticas das diversidades dentro do espaço escola. Enquanto referencial teórico e metodológico, inserimos a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici para orientar este percurso, fazendo uso da ferramenta Grupo Focal para levantamento de dados e a análise dos discursos enquanto recurso para tratamento das informações obtidas. O campo escolhido se trata de três escolas com estruturas parcialmente diferentes: uma privada, uma estadual e uma federal. Partimos da hipótese norteadora de que os profissionais da educação possuem um olhar equivocado sobre o projeto em função do contexto político construído e demarcado a partir de 2018 no Brasil.
Interno - 849.960.133-20 - CARLOS WELLINGTON SOARES MARTINS
Interno - 881.952.603-49 - DAYSE MARINHO MARTINS