Banca de DEFESA: RONALDO FELLIPE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE: RONALDO FELLIPE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA: 31/10/2023
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE: meet.google.com/xym-ksrc-yyb
TÍTULO: DO USO EMERGENCIAL AO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: a realidade da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação através da percepção dos professores da Universidade Federal do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho docente; Ensino remoto; Pós-pandemia; Tecnologias Digitais; Competências Digitais.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Os professores precisam lidar com diversas demandas ligadas à rotina universitária. Deve-se levar em consideração que as mudanças no mundo do trabalho também afetam a subjetividade desses profissionais, dentre elas a necessidade de desenvolverem competências, tanto as suas, para ensinarem, quanto as dos estudantes. Com o advento da pandemia da Covid-19, os professores tiveram que utilizar, de maneira mais intensa, as tecnologias digitais da informação e comunicação, mesmo não tendo tempo hábil para desenvolver as suas competências digitais para realizar o manuseio dessas ferramentas. Neste sentido, esta pesquisa buscou analisar a percepção dos professores da Universidade Federal do Maranhão, no campus São Luís, acerca do desenvolvimento de suas competências para o uso das tecnologias digitais. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como exploratória, de abordagem qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com vinte professores. Os dados foram examinados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, os professores relataram sobre as suas estratégias para aprender a manipular as ferramentas digitais, dentre elas utilizando-se de tutoriais, sites e do uso rotineiro dos aplicativos. Houve o destaque ao suporte de outros professores e de estudantes. Durante a pandemia, comentaram sobre o trabalho colaborativo que tiveram com outros professores, assim como a adoção de ferramentas para melhorar a interação com os alunos durante as aulas online. No ensino remoto, aprimoraram o uso de algumas tecnologias, bem como conheceram outras plataformas que foram incorporadas no ensino presencial, no pós- pandemia. De modo geral, os participantes ponderaram sobre a importância das tecnologias para facilitar o trabalho. No que tange às atividades acadêmicas, os professores estimularam o uso de diversas tecnologias digitais pelos estudantes. Nesta perspectiva, avaliaram que as tecnologias digitais podem ajudar no processo de aprendizagem dos discentes. Em contrapartida, relataram o receio do uso dessas tecnologias digitais pelos estudantes, principalmente pela falta de criticidade das informações coletadas por esses meios. Os professores explanaram a preocupação com o baixo rendimento dos estudantes com a volta do ensino presencial. Além disso, aferiram que o trabalho docente não pode ser limitado pelo uso das tecnologias, para não prejudicar o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Quanto à Universidade, os professores avaliaram que a instituição ofertou capacitações para que eles pudessem utilizar as tecnologias digitais durante o ensino remoto, porém trouxeram as limitações que essas formações tiveram, principalmente no tange a profundidade dos cursos e da ausência de outras formações depois da pandemia. Estruturalmente, discorreram sobre as dificuldades de se utilizar os equipamentos da Universidade durante as aulas presenciais, pós-pandemia. Quanto às facilidades do manejo das tecnologias, explanaram sobre as ferramentas que utilizavam de forma frequente. Em contrapartida, sentiram dificuldade de manejar as tecnologias que utilizavam de maneira casual. No que se refere à percepção de suas competências digitais, os professores avaliaram como sendo suficientes para a execução das suas atividades laborais, uma vez que conseguiram cumprir com as atividades que são demandas através das tecnologias digitais.
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA