Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILLE FONTES LEITE BOTELHO

DISCENTE: JAMILLE FONTES LEITE BOTELHO
DATA: 13/12/2023
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE: https://meet.google.com/gof-gica-mwp
TÍTULO: UMA FENOMENOLOGIA DA ESCUTA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A MORTE E O MORRER NO CONTEXTO DA UTI.
PALAVRAS-CHAVES: Unidade de Terapia Intensiva; Morte; Fenomenologia
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A morte é um fato inevitável e inerente ao curso da vida do ser vivo. Ela faz parte do desenvolvimento humano e o acompanha no seu ciclo vital. Do ponto de vista histórico a morte e o processo de morrer foram vistos e vivenciados de modos distintos e atualmente, após o advento da tecnologia e o avanço da medicina os hospitais ganharam destaque nesse contexto, em especial as Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) que se tornaram um constante local para a morte da grande parte das pessoas no mundo. Para a equipe multiprofissional de saúde, a morte faz parte do seu cotidiano e os aspectos relacionados a terminalidade dos pacientes são vivenciados constantemente. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo de analisar como os profissionais de saúde vivenciam a morte e o morrer dos pacientes no contexto da UTI e busca especificamente identificar os modos e estruturas da abordagem sobre a morte na sociedade ocidental e descrever o sentido de mundo da vida na perspectiva da fenomenologia husserliana; caracterizando o contexto da UTI e o perfil sociodemográfico dos profissionais participantes descrevendo o seu munda da vida; e reconhecer o sentido atribuído a morte e o morrer para os profissionais da equipe multiprofissional da UTI. Trata-se de um estudo qualitativo, empírico não-experimental, de orientação fenomenológica husserliana, com isso, o método aplicado será o da redução fenomenológica. Serão entrevistados profissionais de saúde da equipe multiprofissional que atuam em uma UTI Geral do Hospital Universitário do Maranhão, utilizando a entrevista semiestrutura, operacionalizada por meio da escuta suspensiva, como modo de acesso as vivências subjetivas dos sujeitos participantes. Os dados coletados serão analisados a partir do método fenomenológico de Husserl. A pesquisa será submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão e ocorrerá em conformidade com as normas das resoluções 466/12 e n° 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Espero com esta pesquisa colaborar para uma reflexão dos profissionais sobre as suas formas de cuidar e corroborar com o desenvolvimento de estratégias de cuidado integral, incluindo no processo de fim de vida e de morte.
Interno - 1356212 - CARLOS SANTOS LEAL
Interno - 849.960.133-20 - CARLOS WELLINGTON SOARES MARTINS