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Banca de DEFESA: MICHELLE RODRIGUES DE SIQUEIRA FALCAO

2024-01-15 17:30:27.274

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE RODRIGUES DE SIQUEIRA FALCAO
DATA: 17/01/2024
HORA: 16:00
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE: Google Meet
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE INTERAÇÃO PARA PAIS - PIPA
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento de pais; Interação entre pais e filhos; Comportamentos; problemas.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A chegada de um filho introduz um novo contexto na vida dos pais e demanda formas diferentes de agir. Os pais se deparam com situações que se configuram um desafio na educação dos filhos e a experiência de vida nem sempre é suficiente para o aprendizado sobre como educar e estabelecer uma relação saudável. Por outro lado, Treinamentos de pais - TP são definidos como um conjunto de procedimentos nos quais pais ou cuidadores são capacitados a modificarem suas práticas disciplinares e educativas e, consequentemente, a atuarem sobre o padrão comportamental indesejado de seus filhos. Achados da literatura têm apontado esta intervenção como promissora no desenvolvimento de práticas parentais saudáveis. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é elaborar um TP sob a ótica analítico-comportamental e como específicos descrever os procedimentos de um TP para população não clinica e presentar um protocolo de avaliação de resultados para verificar os efeitos na modificação de interações entre pais e filhos. Para a elaboração do TP foi necessário a caracterização e análise dos TP nacionais, assim como das suas potencialidades e limitações.Foi denominado de PIPA, planejado para um grupo de oito pais, de ambos os sexos, com filhos na faixa etária de 6 a 13 anos. É composto de oito encontros com duração de 1h30. Os temas serão discutidos na perspectiva analítico-comportamental. Para avaliação de resultados é proposto a análise de medidas diretas e indiretas de comportamento, tanto dos pais como dos filhos. Espera-se que o mesmocontribua para a melhoria das práticas educativas e da interação familiar. Apesar dos desafios e limitações da presente investigação, o PIPA mostra-se com potencial para ser adaptado e aplicado em diferentes contextos. Conclui-se apontando a importância dos pais no desenvolvimento comportamental infantil e comprometimento dos analistas do comportamento em apresentar práticas baseadas em evidências.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA
Externo à Instituição - DANIELY ILDEGARDES BRITO TATMATSU - UFC
Interno - 881.952.603-49 - DAYSE MARINHO MARTINS
Interno - 2086359 - NADIA PRAZERES PINHEIRO CAROZZO

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