Banca de DEFESA: DALLILA MORAES SANTOS

DISCENTE: DALLILA MORAES SANTOS
DATA: 15/03/2024
LOCAL: AUDITÓRIO DO STI/UFMA
TÍTULO: Vivências de pessoas com deficiência no Ensino Superior no Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia Escolar. Pessoa com Deficiência. Inclusão. Ensino Superior.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Sobre a trajetória de vida. A seleção dos participantes iniciou-se com a divulgação de um card informativo nas redes sociais, utilizando a técnica de amostragem Snowball, em que o primeiro entrevistado indicava outros possíveis sujeitos da pesquisa, considerando a maior probabilidade de que os primeiros tivessem maior acesso a estudantes PcD. Para a análise dos resultados, foram definidos quatro eixos temáticos: (1) características da instituição educacional na trajetória da escolarização básica; (2) experiências na educação básica; (3) vivências na educação superior; e (4) desdobramentos das políticas educacionais para acesso e permanência da PcD na educação superior. A partir das informações construídas, foram definidas quatro zonas de sentido: (1) inclusão educacional: pilares de relevância no desenvolvimento da aprendizagem; (2) além dos livros: navegando pelos corredores do ensino fundamental e revelando a influência do ambiente escolar; (3) a epopeia dos desafios e descobertas da PcD na educação superior; e (4) aspectos formais e estruturais relacionados ao acesso e permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. As informações coletadas indicaram que as vivências escolares exercem uma influência direta nos processos de desenvolvimento e de ensino-aprendizagem dos indivíduos, ora beneficiando a formação humana para a sociedade e o trabalho, ora obstacularizando a finalidade do ensino superior. O estudo mostrou que o estigma em relação ao estudante com deficiência persiste entre pessoas com e sem deficiência, influenciando as interações sociais vivenciadas na trajetória escolar, o que leva a desdobramentos para a construção de vivências do estudante ora pautadas no capacitismo, ora em histórias de resistência e superação. Também se identificou que essas trajetórias foram marcadas pela escassez de recursos e tecnologias assistivas que agudizam as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Portanto, é fundamental problematizar as questões sobre a inclusão efetiva de estudantes universitários PcD e tensionar as Instituições de Ensino Superior a adotar medidas que visem uma plena participação de todos no processo de ensino- aprendizagem.
Externo à Instituição - ALINE BECKMANN DE MENEZES - UFPA
Externo à Instituição - JOANNA DE PAOLI - SEEDF