Banca de DEFESA: ALDMAX SILVA MARTINS

DISCENTE: ALDMAX SILVA MARTINS
DATA: 30/03/2020
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: AUTONOMIA KANTIANA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: a partir de experiências com histórias em quadrinhos no ensino de filosofia.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino filosófico. Autonomia.Recursos Metodológicos. Conceituação.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A dificuldade da conquista em relação a atenção dos alunos é um desafio no ensino atual, principalmente no que compete ao ensino filosófico em que a atitude do filosofar é necessária para o sucesso da aula, tendo a necessidade de uma comunicação recíproca entre professor e aluno.O presente trabalho analisa a problemática conceitual dos alunos em associar o conceito de autonomia a uma ação de independência que pode ser realizada sem levar em consideração a moralidade, portanto, o objetivo fixado é estimular os alunos a desenvolverem reflexões acerca do conceito de autonomia e alinhar a mesma de acordo com a realidade dos alunos a partir de suas experiências, para assim desenvolver o ensino/aprendizagem de filosofia, busca-se o desenvolvimento conceitual dos mesmos no sentido de criar no aluno a suscetibilidade da necessidade da autonomia dentro das suas próprias vivências.Para compor aparato metodológico utiliza-se o uso das histórias em quadrinhos como instrumento metodológicofacilitador de ensino-aprendizagem,utilizando o método em Silvio Gallo através das suas quatro etapas: sensibilização, problematização, investigação e conceituação, a partir do respectivo método foi escolhido como tema não filosófico “acidentes de trânsito” e as bases conceituais da história da filosofia fora a kantiana, especificamente o conceito de autonomia na mesma. Tal proposta metodológica tem como objetivo a criação de conceitos por parte dos alunos a partir de suas experiências no tema “acidentes de trânsito” juntamente com a base conceitual kantiana, em que fora desenvolvido no final deste presente trabalho histórias em quadrinhos criadas pelos próprios alunos finalizando a etapa da conceituação.O presente trabalho fora realizado no ensino de filosofia no nível médio do colégio Governador Archer, para que o mesmo possa servir como instrumento facilitador para que haja aprendizagem dos estudantes na educação básica.
Externo à Instituição - EDWARD PEREIRA RODRIGUES JUNIOR - UEMA
Presidente - 407179 - MARIA OLILIA SERRA