Banca de DEFESA: FELIPE JOSE COSTA FERREIRA MAIA

DISCENTE: FELIPE JOSE COSTA FERREIRA MAIA
DATA: 10/08/2022
LOCAL: google meet
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA DAS CRIANÇAS DO 5º ANO DA ESCOLA UPAON-AÇU.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de filosofia; Fenomenologia; Antropologia filosófica; Formação da pessoa humana.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A investigação realizada no presente trabalho versa sobre ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental e a sua relação com a formação da pessoa humana. Para tanto, parte do pressuposto de que a filosofia é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a construção da personalidade humana uma vez que ela possibilita a construção de uma consciência crítica e de uma responsabilidade com a formação do próprio sujeito e sua relação com o outro. Deste modo, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre o ensino de filosofia e a formação humana das crianças do 5º ano do ensino fundamental da escola privada Upaon-açu, sob a perspectiva da antropologia filosófica de Edith Stein. A partir do conceito de empatia, da noção de formação da pessoa humana e da fenomenologia de Stein, desenvolver-se-á a abordagem teórica- metodológica que circunscreve esta pesquisa qualitativa. Tomando a análise do fenômeno situado como uma das modalidades desse tipo de investigação, contemplando a descrição, a redução e a compreensão fenomenológica. A finalidade da pesquisa – ao investigar o ensino de filosofia para criança e o seu itinerário nos anos iniciais do ensino fundamental –, é evidenciar o ser humano como uma unidade indivisível de corpo, psiqué e espírito, cabendo, portanto, à educação levar em consideração uma formação do ser humano por completo.
Presidente - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo ao Programa - 2732945 - JOSE HENRIQUE SOUSA ASSAI