Banca de DEFESA: FÁBIO SOARES DA SILVA
2022-08-16 09:40:26.304
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO SOARES DA SILVA
DATA: 15/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: Fazer a práxis como fundamento metodológico para o ensino de
filosofia em Gramsci.
PALAVRAS-CHAVES: Gramsci; Filosofia da práxis; Professor; Ensino; Metodologia.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A filosofia da práxis de Antonio Gramsci, no formato de literatura de cordel, é a
possibilidade de inovar a nossa metodologia de filosofia em sala aula, oferecendo
mais qualidade na prática docente de filosofia e favorecendo a aprendizagem dos
discentes na Escola Estadual de Ensino Médio, Centro de Ensino Nazaré Ramos. A
filosofia da práxis para Gramsci é constituída pela ação final, que traz no seu corpo a
inseparabilidade entre a teoria e a prática, num processo de compreensão da ação,
não puramente práticas, mas a teoria alicerçada na consciência da ação. Conforme
Gramsci (1999), o conceito de práxis toma outra forma, características diferentes:
práxis passa a ser entendida como história, como o fazer-se da própria história. Trata-
se, inegavelmente, do processo que se dá com a interferência do ser humano nas
condições, principalmente, na escola. Assim, o objeto de pesquisa desta dissertação
é a práxis metodológica de ensino de filosofia e o objetivo geral é apresentar a filosofia
da práxis de Gramsci como proposta metodológica para o ensino de filosofia. A
problematização que se apresenta é: como é possível apresentar uma proposta
metodológica do ensino de filosofia a partir da filosofia da práxis no Ensino Médio? O
fim primordial do problema em questão é propor uma metodologia de ensino de
filosofia como filosofia da práxis e emancipação social voltada para transformar a
práxis dos docentes de filosofia no Ensino Médio, em especial na escola campo de
pesquisa, resultante da compreensão da filosofia da práxis de Gramsci no formato de
literatura de cordel. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo qualitativo,
de cunho bibliográfico, envolvendo a pesquisa-ação, entrevistas, questionários e
gráficos, que permitiram ao pesquisador intervir diante do problema. Como forma de
intervenção, realizou-se dois seminários temáticos para formação dos professores de
filosofia e os estudantes escolhidos para a pesquisa. Os temas foram: a filosofia da
práxis e os intelectuais orgânicos em Gramsci e a política local a partir da filosofia da
práxis. Para produzir os cordéis, foi realizada uma oficina de filosofia em literatura de
cordel a partir da filosofia da práxis gramsciana. O produto final foi confeccionado
como uma cartilha dos cordéis que foram produzidos na oficina pelos poetas, poetisas,
professores, professoras e estudantes. Os resultados foram analisados através dos
dados dos questionários, rodas de conversas com docentes e discentes. As análises
demonstraram que houve mudanças significativas na prática metodológica dos
professores e nas aprendizagens dos estudantes participantes da pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1262837 - DOMINGOS RIBEIRO MENDES JUNIOR
Presidente - 2250592 - LUIS HERNAN URIBE MIRANDA
Externo ao Programa - 1798200 - UBIRATANE DE MORAIS RODRIGUES