Banca de QUALIFICAÇÃO: GILBERTO DE SOUSA SILVA

DISCENTE: GILBERTO DE SOUSA SILVA
DATA: 27/10/2023
LOCAL: google meet
TÍTULO: NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: Uma Análise Comparativa com o Panóptico de Michel Foucault a partir de uma experiência de ensino remoto no IEMA Pleno em Carutapera – Ma.
PALAVRAS-CHAVES: Novas Tecnologias, Ensino Aprendizagem, Panóptico, Vigilância, Poder, Educação Digital
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta dissertação aborda as novas tecnologias de ensino-aprendizagem sob a perspectiva do conceito do "Panóptico" desenvolvido por Michel Foucault. O objetivo é analisar como essas tecnologias moldam as relações de poder e vigilância no contexto educacional. A pesquisa está sendo desenvolvida no Iema pleno em Carutapera - MA, a mesma, busca fazer, uma comparação crítica com a teoria do panoptismo de Foucault. A priori, a dissertação explora as novas tecnologias de ensino, como a educação online, a aprendizagem digital, a inteligência artificial e a realidade virtual, destacando seu crescente impacto no cenário educacional. Em seguida, o estudo apresenta o conceito de "Panóptico" proposto por Michel Foucault. O panoptismo descreve um modelo de vigilância em que um único observador, centralizado, pode monitorar um grande número de indivíduos sem que estes saibam quando estão sendo observados. Foucault argumenta que essa estrutura de vigilância cria um ambiente disciplinar que molda o comportamento das pessoas. A dissertação então estabelece uma conexão entre as novas tecnologias educacionais e o panoptismo. Ela examina como as plataformas online, os sistemas de gestão da aprendizagem e as ferramentas de análise de dados permitem uma supervisão constante dos alunos, tanto em suas atividades acadêmicas quanto em seu comportamento online. Isso levanta questões sobre a privacidade, a autonomia do aluno e o poder das instituições de ensino. Além disso, explora como a assimetria de poder entre os educadores e os alunos pode ser ampliada pelo uso dessas tecnologias, refletindo elementos do panoptismo de Foucault. Concluindo, a dissertação destaca a importância de se equilibrar os benefícios das novas tecnologias de ensino com a necessidade de proteger os direitos dos alunos e garantir a transparência nas práticas de vigilância. Ela ressalta que, embora essas tecnologias possam ser ferramentas valiosas para o ensino, é fundamental que sejam usadas com responsabilidade e em conformidade com princípios éticos, de modo a não reproduzir estruturas de poder opressivas semelhantes ao panoptismo descrito por Foucault.
Presidente - 1262837 - DOMINGOS RIBEIRO MENDES JUNIOR
Interno - 1086626 - JOSE ASSUNCAO FERNANDES LEITE