Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ NILSON CHAGAS BEZERRA

2024-02-19 14:44:49.299

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ NILSON CHAGAS BEZERRA
DATA: 15/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E INJUSTIÇAS EPISTÊMICAS: uma proposta de combate ao racismo epistêmico
PALAVRAS-CHAVES: Racismo epistêmico; epistemicídio; injustiças epistêmicas; injustiça testemunhal, hermenêutica.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa propõe uma investigação das injustiças epistêmicas no ambiente escolar, sobre como essas acontecem nas aulas de filosofia no Ensino Médio. Partindo do pensamento da filósofa Miranda Fricker, que cunhou o conceito de injustiças epistêmicas, no qual segundo a pensadora ocorrem de duas maneiras, a saber: testemunhal e hermenêutica. Tentar-se-á explicar esses conceitos e debater as possíveis propostas de suporte para combater o racismo e as injustiças epistêmicas. A pesquisa teve como metodologia uma abordagem qualitativa, fundamentada bibliograficamente nos conceitos de Miranda Fricker (2023), Suely Carneiro, Djamila Ribeiro, Silvio de Almeida (2021), entre outros autores(as) que abordam as temáticas afins, sendo também uma pesquisa qualitativa-participante com o método de observação etnográfica. O lócus da pesquisa foi o Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, respectivamente os alunos de primeiro ano do Ensino Médio da sala 100, que contribuíram com o trabalho quando a participação da Sequência Didática, que ao todo teve seis encontros presenciais. O trabalho serviu para que os alunos(as) compreendessem o conceito, como as injustiças epistêmicas se apresentam no cotidiano imediato, nas aulas da disciplina Filosofia, assim como formularem propostas e soluções para a problemática. Como resultado, percebemos que a Sequência Didática proporcionou aos alunos um certo nível de assimilação do que sejam injustiças testemunhal e hermenêutica. Portanto, a temática abordada gerou uma discussão profunda com os discentes e possibilitou um acúmulo significativo de saberes, tanto ao professor quanto aos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 983.479.420-72 - JOSÉ LEONARDO ANNUNZIATO RUIVO
Externo ao Programa - 2212909 - JUDITE EUGENIA BARBOSA COSTA
Interno - 407179 - MARIA OLILIA SERRA

fim do conteúdo