Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDICLEYA LIMA LUZ

DISCENTE: ALDICLEYA LIMA LUZ
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Faculdade de Medicina
TÍTULO: ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO CAMPO DE PRÁTICA: AVALIAÇÃO DA DIMENSÃO “RELAÇÃO ENSINO-SERVIÇO” DE UMA ESCOLA MÉDICA DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da família, ensino e gestão, Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS)
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: O Ministério da saúde apresentou um modelo de política pública para a educação dos profissionais ensejando mudança do modelo tecnoassistencial da saúde, no Brasil, sustentado pelos princípios e diretrizes do SUS, com o objetivo de implementar processos que possam gerar impacto no ensino, na gestão setorial, nas práticas de atenção á saúde e consequente melhoria na estruturação do cuidado. (Feuerwerker et all, 2004). O programa Saúde da Família, criado em 2004, posteriormente denominado Estratégia de Saúde da família, se consolidou como estratégia de organização da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando mudanças no modelo de assistência, com vistas à melhoria do atendimento e qualidade nos serviços prestados à população, tendo dentre seus objetivos, garantir infraestrutura adequada ao funcionamento das Unidades básicas de saúde. O ambiente físico e as atividades executadas nas Unidades Básicas de Saúde devem ser adequados ao quantitativo da população adscrita, ao total de usuários esperados, à realização de atendimentos de qualidade, além de possibilitar e facilitar o acesso a estagiários, internos e residentes de instituições de ensino da área da saúde, em seu processo de aprendizagem. (BRASIL, 2006). Diversas são as orientações, manuais e normas técnicas, para o planejamento e avaliação da estrutura das Unidades Básicas de Saúde, dentre os quais pode-se citar o Manual de Estrutura física das Unidades Básicas de Saúde, do Ministério da Saúde, que orienta em relação à estrutura física das Unidades Básicas, a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n°50/ANVISA/fevereiro/2002, que dispõe sobre a regulamentação técnica para planejamento, programação e avaliação de projetos físicos de Avaliação de saúde, dentre outros.
Externo à Instituição - ADRIANA OLIVEIRA DIAS DE SOUSA MORAIS - CEST
Externo ao Programa - 1084149 - JOSIEL PAIVA VIEIRA