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Banca de DEFESA: MANNASSES ARAUJO COSTA

2019-07-08 22:02:22.326

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANNASSES ARAUJO COSTA
DATA: 10/07/2019
HORA: 18:00
LOCAL: Departamento de Saúde Pública. Endereço: R. Barão de Itapari, 155 - Centro, São Luís - MA, 65020-070
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS, GESTORES E USUÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Serviços de Saúde. Avaliação de Serviços de Saúde.
PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A Atenção Primária à Saúde (APS) configura a porta de entrada preferencial dos usuários de um sistema de saúde para todas as novas necessidades e problemas, e possui caráter estratégico na estruturação das ações. Enquanto modelo assistencial, é usualmente representada pelos serviços ambulatoriais direcionados a responder às necessidades de saúde mais comuns de uma população. Com o objetivo de compreender as diretrizes da APS, Barbara Starfield propôs o conceito de Atributos essenciais (acesso de primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado) e derivados (orientação familiar, comunitária e competência cultural). A avaliação da qualidade da APS é mensurada a partir da presença e extensão dos atributos. O presente estudo avaliou a qualidade dos serviços na Estratégia Saúde da Família de São José de Ribamar-MA na perspectiva de 386 usuários e 73 profissionais. Os dados foram coletados por meio do Primary Care Assessment Tool (PCATool-Brasil) que tem versões para usuários adultos e crianças e profissionais de saúde. Na percepção dos profissionais, o resultado foi satisfatório (escore ≥6,6) em todos os atributos avaliados, exceto no acesso de primeiro contato. Contudo, essa perspectiva difere quando analisamos os resultados desses serviços na perspectiva dos usuários, o desempenho foi insatisfatório em quase todos os atributos. As divergências encontradas nos resultados entre os sujeitos do estudo revelam que os serviços ofertados ainda não atendem todas as demandas de saúde da população nesse nível de atenção do município. Os gestores e profissionais devem desenvolver os métodos de avaliar a situação de saúde e apresentar meios que propiciem mudanças no processo de trabalho das equipes face o insatisfatório desempenho apresentado em quase todos os atributos na perspectiva dos usuários
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 407678 - HUMBERTO OLIVEIRA SERRA
Externo ao Programa - 407575 - MARIA HELENA SEABRA SOARES DE BRITTO
Presidente - 1096903 - MARIA TERESA SEABRA SOARES DE BRITTO E ALVES

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