Banca de DEFESA: ALDICLEYA LIMA LUZ

DISCENTE: ALDICLEYA LIMA LUZ
DATA: 02/08/2019
LOCAL: ILA-Praça Gonçalves Dias, 267 - Centro, São Luís - MA
TÍTULO: Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: Avaliação da Integração Ensino Serviço.
PALAVRAS-CHAVES: Integração. Docência. Atenção Básica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A integração ensino-serviço reduz a distância entre os serviços de saúde, a formação acadêmica e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso permite o desenvolvimento de ações que possam convergir para um ponto comum entre os objetivos pedagógicos e as prioridades dos serviços de saúde, e possibilita a efetividade das práticas docente-assistenciais. A pesquisa teve como Objetivo analisar a Integração Ensino Serviço, na Atenção Primária em Saúde, nos cenários de prática, do curso de medicina, da Universidade Federal do Maranhão, do Campus Imperatriz. A Metodologia foi baseada em uma pesquisa avaliativa, de abordagem qualitativa, utilizando o modelo para avaliação da integração ensino-serviço em Unidades Docentes Assistenciais na Atenção Básica. A pesquisa foi realizada através de cinco fontes distintas e complementares: a) Consulta aos dados secundários, do Sistema de Informação da Atenção Básica (e-SUS AB); b) Questionários de Avaliação das Dimensões contempladas em um modelo Teórico-lógico; c) Questionário autopreenchido aplicado a cinco integrantes das equipes, de cada unidade; d) Questionário autopreenchido, aplicado a três representantes do Conselho local e/ou líderes da comunidade; e) Questionários auto preenchido, aplicado a três estudantes e um professor, que realizam práticas em cada uma das unidades selecionadas; f) Entrevista com um representante da coordenação do Curso de Medicina. A partir desses dados foi possível analisar a efetividade da integração ensino-serviço. Os resultados foram apresentados em gráficos, nos quais foi possível caracterizar as dimensões e indicadores do modelo teórico lógico relacionados com a efetivação da integração ensino- serviço, bem como caracterizar, por tipo de unidades docentes assistenciais as unidades básicas de saúde de Imperatriz, envolvidas no estudo. Diante dos resultados observou-se que a maioria das unidades básicas de saúde de Imperatriz apresentam a tipologia de UDA com supervisão e agenda própria e que apesar das inúmeras fragilidades identificadas, como ausência de estrutura adequada para o desenvolvimento de atividades docentes assistenciais, a maioria dos usuários se sente satisfeitos com o acolhimento, afetuosidade da equipes e qualidades dos serviços prestados. No entanto, a importância e os benefícios trazidos pela inserção dos acadêmicos, nas atividades da unidade, ainda não foi observada por todos os envolvidos na integração ensino serviço.
Externo à Instituição - ADRIANA OLIVEIRA DIAS DE SOUSA MORAIS - CEST
Presidente - 2223058 - MARIA DO CARMO LACERDA BARBOSA