Banca de DEFESA: WILLIAN DA SILVA LOPES

DISCENTE: WILLIAN DA SILVA LOPES
DATA: 21/04/2021
LOCAL: web conferencia
TÍTULO: CUIDADO CENTRADO NA PESSOA: reflexões da Integração Ensino-Serviço na atenção básica
PALAVRAS-CHAVES: Serviços de Integração Docente-Assistencial; Assistência Centrada no Paciente; Educação Médica; Atenção Primária à Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
RESUMO: A abordagem clínica centrada na pessoa utiliza as habilidades de comunicação para o estabelecimento do vínculo necessário para o desenvolvimento da integralidade da atenção. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina apontam que o aluno deve concretizar na atenção à saúde o Cuidado Centrado na Pessoa. Assim, deve utilizar a comunicação como aspecto a ser alcançado na atenção à saúde, condizente com o contexto e situação encontrados. A Atenção básica tornou-se o foco da educação médica visto englobar princípios de integralidade, universalidade e equidade, onde se percebe o real contexto em que o processo saúde-doença é determinado, e assim, deve ser o palco para aplicação de habilidades comunicacionais centrada na pessoa. A Integração Ensino-Serviço deve então ter a preocupação se o cuidado centrado na pessoa está sendo englobado e como esse processo pode ser melhorado para todos os atores envolvidos nessa integração. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando questionário de Percepção do Cuidado Centrado na Pessoa, numa abordagem observacional, exploratória e transversal. O universo da pesquisa foi composto por três grupos: médicos com e sem atividade docente-assistencial e internato médico. O instrumento de pesquisa foi elaborado a partir de aspectos de habilidades de comunicação médico-paciente, identificando a Percepção do Cuidado Centrado na Pessoa. Usa escala de Likert com 4 respostas para cada pergunta feita, sendo os menores escores relacionados ao método centrado na pessoa. O questionário também abordou três componentes do método: explorando a experiência da doença (itens 1 e 3), entendendo a pessoa como um todo (item 9) e elaborando um plano conjunto de manejo dos problemas (itens 2, 4 a 8). O bom desempenho de profissionais não ligados a universidade traz a reflexão que a Integração Ensino-Serviço deve ser melhor efetivada de maneira a abranger todo os profissionais atuantes na atenção básica. A melhoria na adaptação às novas DCN deve sempre ser estimulada, principalmente quando se deve relacionar teoria à pratica, o que permite o desenvolvimento das habilidades dos profissionais de saúde, em especial daquelas relacionada ao método clínico centrado na pessoa.
Interno - 1199145 - CRISTIANE FIQUENE CONTI
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO BARBOSA PACHECO - UNICEUMA