Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA MARQUES SANTA ROSA MALCHER

DISCENTE: CLAUDIA MARQUES SANTA ROSA MALCHER
DATA: 27/08/2021
LOCAL: web conferencia
TÍTULO: Percepção dos cuidadores domiciliares de idosos sobre a atenção primária à saúde: autocuidado e assistência.
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde. Cuidadores. Política de Saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: Os cuidadores de idosos representam um contingente de pessoas que lidam com os eventos naturais do processo de envelhecimento junto aos idosos, e que acabam chamando atenção por ser um público de número expressivo levando em consideração o crescimento populacional de idosos e como tal também e de forma igualitária merecem investigação e atenção das políticas públicas pela sua atuação relevante. Além disso, um dos excelentes locais de apoio para o acompanhamento dos cuidadores de idosos é na Atenção Primária à Saúde (APS), que permite por sua vez e de perto, o acompanhamento das mudanças dinâmicas do território em tempo real, e os condicionantes e determinantes para o envelhecimento populacional o qual tem repercutido no panorama nacional como resultado de um conjunto de fatores na melhora de oferta dos serviços de saúde, propagação de hábitos saudáveis, aumento da expectativa de vida e com a própria diminuição da taxa de fecundidade. Com isso, também o gerenciamento e otimização dos determinantes da qualidade de vida dos cuidadores de idosos devem ser monitorados de forma permanente para auxiliar a exercer com zelo o seu papel no SUS e na integralidade da saúde. Objetivo: Diante desta perspectiva de cuidado, este estudo qualitativo tem como objetivo conhecer as percepções e as estratégias de cuidados que a APS oferece aos cuidadores familiares de idoso do ponto de vista das implicações subjetivas, sociais e do manejo domiciliar. Metodologia: Por meio de um estudo qualitativo que ocorrerá no cenário de um Centro de Saúde situado na Capital do Maranhão, em São Luís, no período de julho de 2021 a dezembro de 2022. Serão aplicadas entrevistas a partir de um questionário semi-estruturado. O conteúdo obtido das entrevistas será então analisado pela metodologia de Bardin por meio de saturação e expressos na categorização de seu conteúdo. Resultado: Permitirá conhecer o panorama da realidade dos cuidados domiciliares aos idosos na APS, trazendo o retorno à sociedade por meio deste projeto de pesquisa e permitindo propor perspectivas futuras. Conclusão: Este se trata de um tema relevante visto o crescimento populacional de idosos, e a necessidade de acompanhamento dos seus cuidadores e da atenção ofertada pela APS a eles.
Presidente - 1199145 - CRISTIANE FIQUENE CONTI
Co-orientador - 2153681 - IVONE LIMA SANTANA