Banca de DEFESA: RAFAELA SOARES TARGINO

DISCENTE: RAFAELA SOARES TARGINO
DATA: 04/08/2022
LOCAL: web conferencia
TÍTULO: Prevenção e controle do COVID-19: Estudo sobre a percepção e práticas no cotidiano das orientações médico-científicas pela população dos territórios de abrangência da Atenção Primária à Saúde em uma Unidade de Saúde em Imperatriz MA.
PALAVRAS-CHAVES: COVID -19; 2019 nCoV; Atenção Primária à Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: A pandemia da COVID-19 colocou em prova a capacidade dos governos lidarem com necessidades de saúde urgentes que emergiram com a rápida disseminação do SARS-CoV-2 no mundo. Com isso, houve uma corrida para aumento de número de leitos hospitalares e de UTI, assim como a disseminação de medidas de prevenção e controle, voltadas a indivíduos e coletividades, com base em características epidemiológicas do vírus. Neste cenário, a APS teve grande relevância na prevenção e controle de novos casos da doença pelo seu alto nível de capilaridade, primeiro contato e a coordenação do cuidado. Objetivo: analisar como a população dos territórios de abrangência da APS percebe e traduz em práticas do cotidiano nos âmbitos individual, familiar e coletivo as medidas de prevenção e controle da COVID-19. Método: realizou-se um estudo com abordagem quanti-qualitativa, transversal. A pesquisa foi realizada no território de abrangência da Atenção Primária à Saúde. A coleta de dados se deu em duas etapas, a primeira realizada através de questionário semiestruturado com perguntas fechadas, aplicado via on-line e na segunda foi realizada uma entrevista dialogada. Resultados: A amostra do estudo foi composta por pessoas na faixa etária entre 18 e 82 anos, com predominância de indivíduos entre 31 a 50 anos (32,4%), do sexo feminino (90,1%), casados (36,6%), que se autodeclararam pardos (60,6%) e frequentaram o ensino médio completo (40,8%). A maioria (87,32%) dos entrevistados reconhece a gravidade da pandemia da COVID-19; 91,5% dos entrevistados afirmaram ter feito o uso de máscara para a prevenção da disseminação do SARS-CoV-2; 88,7% responderam afirmativamente às medidas de higienização das mãos; Na análise qualitativa a Classificação Hierárquica Descendente deu origem a cinco categorias: Desafios Impostos pela COVID-19; Preocupações com a Família; Comunicação e Informações Recebidas pela Comunidade; Medidas de Enfrentamento da Pandemia e Busca de Conforto Religioso/Espiritual. Conclusão: Conclui-se que os participantes reconheciam a importância medidas preventivas no contexto da pandemia da COVID-19, conferindo o recebimento das informações principalmente à mídia televisiva; profissionais da saúde; amigos, vizinhos e parentes além da rede social, whatsapp, atribuindo maior confiabilidade às informações recebidas através da televisão e profissionais da saúde. Além disso, as medidas de distanciamento e isolamento social fizeram emergir sentimentos como a solidão e o medo, além de preocupações com os familiares. Contudo, as restrições impostas pelo isolamento impulsionaram muitas pessoas a encontrar significado na vida através da fé, além de buscar conforto espiritual e esperança neste momento tão arraigado com sentimentos negativos. Nesse sentido, os estudos que buscam compreender os sujeitos em sua integralidade, em seu contexto bio-psico-socio-espitirual, são de grande relevância, pois fornecem subsídios para os serviços para que os serviços de saúde, principalmente a APS, trabalhem as ações de saúde dentro da realidade local.
Interno - 1199145 - CRISTIANE FIQUENE CONTI
Interno - 2153681 - IVONE LIMA SANTANA