Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS NERIS FILHO

DISCENTE: JONAS NERIS FILHO
DATA: 19/01/2024
LOCAL: REMOTA
TÍTULO: PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICA DA QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MARANHÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente, Programa Mais Médicos. Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: O Projeto Mais Médicos para o Brasil foi criado em 2013 no contexto do Programa Mais Médicos, como medida emergencial para prover médicos para regiões subservidas desses profissionais, estruturado como programa de educação permanente a nível de especialização lato sensu, por intermédio da Universidade Aberta do SUS e da Tutoria e Supervisão Acadêmica, sob a responsabilidade de instituições públicas de ensino superior brasileiras. Esta foi considerada uma das políticas públicas mais abrangentes adotadas pelo governo brasileiro para lidar com a escassez de médicos que atinge em particular as regiões mais pobres do País. Objetivos: Conhecer as contribuições da Universidade Federal do Maranhão na supervisão acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Metodologia: Pesquisa com abordagem narrativa de base documental, descritiva, qualitativa a partir das produções técnico-científicas e através de entrevistas a supervisores e tutores do Projeto Mais Médicos. Resultados esperados: Apresentar à comunidade acadêmica as contribuições da Universidade Federal do Maranhão na qualificação da supervisão acadêmica do PMMB no Estado do Maranhão, enquanto componente pedagógico e contribuir com relatório técnico para a Coordenação Nacional do Programa.
Externo ao Programa - 2938989 - ADRIANA OLIVEIRA DIAS DE SOUSA MORAIS
Externo à Instituição - MARCIA REGINA BARBOSA - UFPE