Banca de QUALIFICAÇÃO: KARITÂNIA DOS SANTOS ARAÚJO

DISCENTE: KARITÂNIA DOS SANTOS ARAÚJO
DATA: 24/09/2020
LOCAL: CCSST
TÍTULO: HÁ ALDEIA NA ESCOLA? UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E A ESCOLA DO POVO GAVIÃO PYHCOP CATIJI
PALAVRAS-CHAVES: Saberes nativos. Produção de conhecimento. Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Aprendizagens.
ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Etnologia Indígena
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar os processos próprios de produção do conhecimento dos indígenas Gavião/Pyhcop Catiji e sua relação com a escola. A pesquisa de campo está sendo realizada na Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Crỹ Tomhre Cahow, Aldeia Governador, Terra Indígena Governador, município de Amarante do Maranhão, e em todos os espaços por onde ocorre a aprendizagem. Tendo em vista que o modelo da instituição escolar presente nas aldeias foi baseado na colonialidade do saber, um projeto etnocêntrico, colonizador, que perpetuou e reforçou por muito tempo esse modelo de educação importado e mal adaptado, esse modelo vem sendo reconstruído com base no movimento de retomada de espaços, inclusive a escola, que passa por um processo de apropriação da parte dos indígenas e está sendo ressignificada e constituindo mais um espaço legítimo de aprendizagens indígenas, na busca incansável pela interculturalidade de uma instituição que comporte as diretrizes da escola indígena diferenciada, bilíngue, específica e cada vez mais transcultural. Essa pesquisa está sustentada nos métodos da Antropologia, sobretudo no método etnográfico e seus instrumentos de investigação. A coleta de dados me permite etnografar os saberes ocorridos nos mais variados espaços e mapear as pedagogias nativas utilizadas para construir as epistemologias desse povo, através de lentes decoloniais.
Presidente - 3453610 - EMILENE LEITE DE SOUSA
Interno - 5122304 - BENEDITO SOUZA FILHO