Banca de DEFESA: KARITÂNIA DOS SANTOS ARAÚJO

DISCENTE: KARITÂNIA DOS SANTOS ARAÚJO
DATA: 27/08/2021
LOCAL: PPGS/CCSST
TÍTULO: MEHORANDO PESSOAS: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM ENTRE OS GAVIÃO PYHCOP CATIJI
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagens. Oralidade. Experiência. Gavião Pyhcop Catiji.
ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Etnologia Indígena
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar os processos de aprendizagens do povo Gavião/Pyhcop Catiji. Comunidade indígena do tronco linguístico Macro-Jê, de língua e cultura Timbira, residentes no munícipio de Amarante do Maranhão, na Terra Indígena Governador. A fim de subsidiar as discussões sobre os processos próprios de aprendizagem, utilizo as propostas analíticas de Fredrik Barth e de Tim Ingold - transmissão de conhecimento e ecologia da vida. Para a pesquisa escolhemos a etnografia como método subidiado pela observação direta, entretanto, por motivo da pandemia de COVID-19, a ênfase da pesquisa recaiu por sobre as entrevistas, de modo que substituímos a pesquisa de campo durante a pandemia por entrevistas na forma presencial e via aplicativo de mensagem WhatsApp. Ancorada nos termos nativos manpex e ahimpex, a pesquisa partiu da concepção de como se aprende entre os Gavião: o primeiro termo designa a forma de aprendizagem baseada na transmissão de conhecimento via oralidade, realizada sempre por um ancião, que transmite para as gerações mais jovens, fazendo assim a manutenção e a circulação do conhecimento. O segundo termo está fundamentado nos processos de aprendizagem do saber-fazer, da experiência através dos sentidos e percepções. Entendo que essas duas formas de aprender estão entrelaçadas e demonstro como o se tornar Gavião passa pela transmissão de conhecimentos - a partir da memória e narrativa dos mais velhos - e pela experimentação através dos contextos de aprendizagem. Essas aprendizagens são vivenciadas nos mais variados espaços da aldeia - inclusive na escola - experimentando um mundo onde estes criam e recriam suas habilidades, de modo que essas duas formas de aprender coexistem “melhorando pessoas”.
Presidente - 3453610 - EMILENE LEITE DE SOUSA
Interno - 5122304 - BENEDITO SOUZA FILHO