Banca de QUALIFICAÇÃO: GEREMIAS DE ASSIS LIMA

DISCENTE: GEREMIAS DE ASSIS LIMA
DATA: 30/11/2021
LOCAL: CCSST Campus Centro Imperatriz
TÍTULO: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A CONSTRUÇÃO DE UM HABITUS? Uma análise da realidade e experiência dos alunos de uma escola estadual de Esperantinópolis/MA
PALAVRAS-CHAVES: Discentes. Ensino Médio. Tecnologia Educacional. Sociologia da Educação.
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: A pesquisa discute a experiência do ensino remoto de uma turma de 2° ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Esperantinópolis-MA a partir do ponto de vista dos alunos e da categoria Habitus. Como sugere Pierre Bourdieu, habitus trata-se de um sistema de disposições duráveis, estruturadas de acordo com o meio social, cultural e econômico dos agentes e predisposto a funcionar como um princípio gerador e estruturador de práticas. A questão central é: o ensino remoto pode representar um indício de apropriação de um novo habitus ou não? A indagação surge ao observarmos afirmações no senso comum, de parte da comunidade escolar investigada e de seu entorno, de que o ensino remoto afasta da escola uma geração de estudantes que há tempos não se interessa pela educação, pois “quem quer estudar, estuda de qualquer forma”. Como objetivos temos: Investigar o ensino remoto emergencial e a sua relação com mudanças ou permanências dos princípios geradores de práticas e escolhas (habitus) dos referidos alunos; examinar as condições materiais/tecnológicas regionais para a implementação do ensino remoto; analisar a realidade social, econômica e cultural dos alunos e suas relações com o ensino remoto; observar as práticas adotadas pelos discentes mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Para tanto, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, documental e etnográfica, adaptada aos ambientes digitais onde as aulas são ministradas. Também estão sendo aplicados questionários online via google forms com os alunos para a coleta de outros dados. Os fundamentos teóricos se apoiam nas obras de Bourdieu, atentando, principalmente, para as possíveis mudanças teóricas do conceito de habitus efetuadas pelo autor, o que nos indica a necessidade de situarmos essas mudanças no contexto em que elas são aplicadas. Logo, faremos uma sistematização do conceito de habitus a partir das obras: A Distinção (1979); O Senso Prático (1980); O Poder Simbólico (1989) e A Miséria do Mundo (1993). Também serão utilizados autores do campo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e autores que tratam dos fenômenos centrais da vida moderna como as relações sociais em uma sociedade conectada em rede (LÉVY,1999; CASTELLS, 2002; KENSKI, 2007; CABRAL NETO, 2007; SELWYN, 2008; TELLES, 2016; NASCIMENTO, 2016, entre outros).
Presidente - 1889806 - MARIA APARECIDA CORREA CUSTODIO
Interno - 1877420 - WHERISTON SILVA NERIS