Banca de DEFESA: MARIA DOS REMÉDIOS BRITO VIANA

DISCENTE: MARIA DOS REMÉDIOS BRITO VIANA
DATA: 10/06/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Na Igreja, no Sindicato, na Universidade, na rua: as redes de sociabilidade dos movimentos feministas no “Portal da Amazônia”
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres. Movimento feminista. Interseccionalidade.
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: A cidade de Imperatriz/MA se destaca enquanto uma cidade de médio porte, pólo econômico regional, localizada na região sudoeste-maranhense na fronteira das regiões Norte e Nordeste, marcada por conflitos agrários, lutas pela terra, violência urbana, alto índice de crimes de pistolagem em um passado recente (TEIXEIRA, 2016), presença massiva de mulheres como chefes de família e o marcante papel conservador de religiões de matrizes cristãs. Desvelar como as mulheres desse lugar organizam suas agendas, pautas e discussões, locais de ajuntamentos, espaços de reuniões e manifestações marcadas pela presença feminina torna-se imprescindível. A pesquisa ambiciona, portanto, compreender as redes de sociabilidade compostas pelas mulheres de Imperatriz vinculadas aos grupos de mulheres que se autodenominam feministas ou que não se reconhecem nessa denominação, mas suas pautas contemplam o protagonismo da mulher. Interessa-nos conhecer também, as discussões que os grupos levantam, suas reivindicações, suas articulações, as participações no contexto sociopolítico, os conflitos e sua relação com a sociedade imperatrizense e os efeitos e ressonâncias destas mobilizações na rede de políticas públicas do município. Utilizando o método da História Oral (Alberti, 2005), privilegiou-se a realização de entrevistas com protagonistas vinculadas a grupos de mulheres surgidos no âmbito da Igreja católica; mulheres provenientes do contexto político, dos movimentos sociais, da militância sindicalista e mulheres advindas do contexto acadêmico. As reflexões teóricas em torno do feminismo que se tornam foco do presente estudo partem de autoras como Simone de Beauvoir, Heleieth Saffioti, Gloria Anzaldúa, Kimberlé Crenshaw, Nancy Fraser, María Lugones, Ângela Davis, Mary Ferreira, Djamila Ribeiro, Carla Akotirene, Heloísa Buarque de Hollanda, Audre Lorde, Sueli Carneiro, Patrícia Hill Collins, Lélia González e bell hooks. A pesquisa conclui que existem vários movimentos feministas no Portal da Amazônia, e historicamente ocupam espaços como a Igreja, sindicatos, as universidades e as ruas, com agendas demarcadas por lutas em prol do protagonismo feminismo, geração de emprego e renda, feminismo anticapitalista e construído na luta de classes e no bojo dos movimentos sociais e em pautas relativas à liberdade sexual e identitárias, exploradas e desenvolvidas no meio social e virtual (através de redes sociais como Facebook, Instagram).
Interno - 1115710 - AMANDA GOMES PEREIRA
Co-orientador externo à instituição - KARINA ALMEIDA DE SOUSA - UFNT