Banca de QUALIFICAÇÃO: MERCIA CRISTINA BORGES DOS ANJOS

DISCENTE: MERCIA CRISTINA BORGES DOS ANJOS
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: Crianças indígenas Apinayé: Uma análise de interações interétnicas em uma escola municipal em Tocantinópolis (TO)
PALAVRAS-CHAVES: Apinayé - escola - interações interétnicas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Os povos indígenas Apinayé, habitantes da região norte do estado do Tocantins, interagem cotidianamente com os não indígenas nos mais diversos ambientes urbanos. Essas interações, em grande parte, são marcadas por representações e estereótipos decorrentes dos estigmas outrora observados sobre estes nativos. O presente escrito é fruto de problematizações relativas às interações sociais de crianças indígenas Apinayé matriculadas na Escola Municipal Alto da Colina em Tocantinópolis (TO). Meu principal objetivo consiste em: Analisar as interações sociais entre crianças indígenas e não indígenas na instituição educacional do referido município. A discussão ampara-se em: 1 – estudos anteriores que abordam sobre a história dos Apinayés, as representações sociais sobre estes povos indígenas, e suas interações com os não indígenas em contexto urbano, considerando a existência de relações conflituosas (marcadas pelo estigma) e de mútua colaboração decorrentes dessas interações; e 2 – dados obtidos no contexto escolar durante o primeiro semestre do corrente ano. Entre os principais autores utilizados destaco: Gonçalves (1980); DaMatta (1976); Silva Apinagé (2020); Giraldin (2000); Conceição e Torres (2021); Freire (2000), e outros. A análise foi desenvolvida a partir de observação participante na instituição educacional municipal anteriormente citada, consoante às leituras dos autores aqui mencionados.
Presidente - 1224920 - WELLINGTON DA SILVA CONCEICAO
Interno - 3453610 - EMILENE LEITE DE SOUSA