Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE GONÇALVES DE SOUZA

DISCENTE: ISABELLE GONÇALVES DE SOUZA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Bacabal - MA
TÍTULO: DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA AO AUXÍLIO BRASIL: por uma análise das representações dos beneficiários campesinos bernardenses acerca dos programas
PALAVRAS-CHAVES: Programa Bolsa Família. Programa Auxílio Brasil. Pobreza. Vozes dos Beneficiários.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: A presente pesquisa é fruto de um estudo bibliográfico e empírico acerca do Programa Bolsa Família e do seu substituto, o Programa Auxilio Brasil, e tem como objetivo principal analisar as percepções de beneficiários a respeito do impacto e significado desses modos de regulação estatal. Os sujeitos do estudo são alunos do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Deborah Correia Lima e suas respectivas famílias, todas elas moradoras de comunidades rurais do município. O foco da investigação é ouvir os próprios sujeitos concernidos nos programas para tentar compreender as experiências e representações de uma ação governamental a partir das vozes e necessidades de indivíduos socialmente desfavorecidos. Nesse contexto, o principal questionamento que direcionou e subsidiou esta pesquisa foi: Qual o impacto e os significados do PBF e do PAB na vida de alunos e familiares atendidos pelo programa do Centro de Ensino Deborah Correia Lima? Quais as percepções desses sujeitos a respeito dos programas em pauta? As bases teóricas que norteiam o estudo vão desde os clássicos sociológicos como Karl Marx (2013) , Emile Durkheim (2002) e Max Weber (2016) aos clássicos contemporâneos como Pierri Bourdieu (1998), Robert Castel (1999), Serge Paugam (2002), e no contexto brasileiro Peixoto (2001), Sonia Rocha (2006), Ruy Braga (2012), André Singer (2012 ), entre outros autores contemporâneos que nos ajudam na articulação de três elementos que nos pareceram essenciais para a presente pesquisa: Estado; Questão Social e Pobreza. Para análise da inserção do Programa Bolsa Família e o perfil dos beneficiários no contexto brasileiro, destaque especial para os trabalhos sobre a coordenação da maranhense Maria Ozanira da Silva e Silva (2014), aliados aos inúmeros decretos e noticiários inseridos nas plataformas digitais que nos auxiliaram na compreensão detalhada das alterações no programa e a inserção de seu substituto o Programa Auxílio Brasil. Outros autores relevantes para o nosso estudo, especialmente na avaliação das entrevistas são as obras dos sociólogos brasileiros Alessandro Pinzani e Walquiria Rego (2014) e também de Martina Ahlert (2013), entre outras, já que analisam o programa pela perspectiva dos próprios beneficiários, utilizando como metodologia de seus trabalhos, pesquisa de campo/entrevistas dando voz aos sujeitos marginalizados. Nesse mesmo sentido metodológico, utilizaremos a obra de Pierre Bourdieu (2008), “A Miséria do mundo”, e as obras de Serge Paugam (2002) que versam sobre as experiências da inserção da renda mínima no contexto francês, ouvindo também os próprios sujeitos concernidos no programa. Portanto, a relevância da presente pesquisa consiste em analisar os maiores programas de distribuição de renda do país, ouvindo as vozes dos próprios beneficiários, em um cenário político-social no qual ainda proliferam representações e estereótipos negativos a respeito dessas políticas e dos seus beneficiários.
Presidente - 1877420 - WHERISTON SILVA NERIS
Interno - 2141213 - CLODOMIR CORDEIRO DE MATOS JUNIOR