Banca de DEFESA: ISABELLE GONÇALVES DE SOUZA

DISCENTE: ISABELLE GONÇALVES DE SOUZA
DATA: 30/05/2023
LOCAL: IMPERATRIZ/MA
TÍTULO: DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA AO AUXÍLIO BRASIL: por uma análise das representações dos beneficiários campesinos bernardenses acerca dos programas
PALAVRAS-CHAVES: Programa Bolsa Família. Programa Auxílio Brasil. Pobreza. Vozes dos Beneficiários.
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: A presente pesquisa é fruto de um estudo bibliográfico e empírico acerca do Programa Bolsa Família e do seu substituto, o Programa Auxílio Brasil, e tem como objetivo principal analisar as percepções de beneficiários a respeito dos impactos e significados desses modos de regulação estatal. Os sujeitos do estudo são alunos do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Deborah Correia Lima e suas respectivas famílias, todas elas moradoras de comunidades rurais do município. O foco da investigação é ouvir os próprios sujeitos concernidos nos programas para tentar compreender as experiências e representações de uma ação governamental a partir das vozes e necessidades de indivíduos socialmente desfavorecidos. Nesse contexto, o principal questionamento que direcionou e subsidiou esta pesquisa foi: Qual o impacto e os significados do PBF e do PAB na vida de alunos e familiares atendidos pelos programas do Centro de Ensino Deborah Correia Lima? Quais as percepções desses sujeitos a respeito dos programas em pauta? As bases teóricas que norteiam o estudo vão desde os clássicos sociológicos como Karl Marx (2013), Emile Durkheim (2002) e Max Weber (2016) aos clássicos contemporâneos como Pierri Bourdieu (1998), Robert Castel (1999), Serge Paugam (2002), e no contexto brasileiro, Peixoto (2001), Sonia Rocha (2006), Ruy Braga (2012), André Singer (2012), entre outros autores que nos ajudam na articulação de três elementos essenciais para a presente pesquisa: Estado, Questão Social e Pobreza. Para análise da inserção do PBF e o perfil dos beneficiários no contexto brasileiro, destaque especial para os trabalhos sobre a coordenação da maranhense Maria Ozanira da Silva e Silva (2014), aliados aos inúmeros decretos e noticiários inseridos nas plataformas digitais que nos auxiliaram na compreensão detalhada das alterações no PBF e a inserção de seu substituto o PAB. Para análise das entrevistas as obras dos sociólogos brasileiros Alessandro Pinzani e Walquiria Rego (2014) e de Martina Ahlert (2013), entre outras, foram essenciais, já que analisam o programa pela perspectiva dos próprios beneficiários, utilizando como metodologia de seus trabalhos, pesquisa de campo/entrevistas ouvindo as vozes dos sujeitos marginalizados. Portanto, a relevância da presente pesquisa consiste em analisar os maiores programas de distribuição de renda do país, ouvindo as vozes dos próprios beneficiários, em um cenário político-social no qual ainda proliferam representações e estereótipos negativos a respeito dessas políticas e dos seus destinatários.
Presidente - 1877420 - WHERISTON SILVA NERIS
Interno - 2141213 - CLODOMIR CORDEIRO DE MATOS JUNIOR