Banca de DEFESA: EDINEIA SILVA ALVES

DISCENTE: EDINEIA SILVA ALVES
DATA: 20/07/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: RECURSOS CULTURAIS E DESEMPENHO ESCOLAR: análise das estratégias e propriedades sociais de grupos familiares na zona rural de São Bernardo-MA
PALAVRAS-CHAVES: Meios populares. Capital Cultural. Estratégias de Escolarização. Dinâmicas de Socialização.
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: O presente estudo investiga a relação existente entre os recursos culturais e o desempenho escolar entre estudantes do 9º ano da Escola Municipal Prefeito José Ferreira de Sousa, localizada na zona rural do município de São Bernardo, região leste do estado do Maranhão. Através do conceito bourdieusiano de capital cultural, relido também por outros autores, propõe-se perceber as dinâmicas e estratégias adotadas por seis grupos familiares no processo de escolarização dos filhos. A problematização desta pesquisa é norteada pela seguinte questão: Quais as relações entre recursos econômicos, sociais e culturais e o desempenho escolar de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da zona rural do município de São Bernardo, região do leste maranhense? A pesquisa é alicerçada nos seguintes objetivos: analisar as relações entre recursos econômicos, sociais e culturais e o desempenho escolar de alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Prefeito José Ferreira de Sousa; identificar os recursos econômicos, sociais e culturais recrutados pelas famílias dos alunos no processo de escolarização; investigar as estratégias de escolarização familiares adotadas e como se estruturam; verificar como os grupos familiares percebem o processo educacional e a importância dada ao mesmo para o processo formativo dos seus filhos. Como procedimento metodológico foram utilizadas observação participante e entrevista em profundidade que são instrumentos eficazes na construção dos dados para análise das variáveis culturais, econômicas e sociais que compõem e impulsionam o desempenho escolar entre os estudantes dos meios populares que são alvo desta pesquisa. Para o desenvolvimento da análise, o corpus teórico da pesquisa é composto por Bourdieu (1998, 2007 e 2014), Lahire (1997), Nogueira (2004, 2013), Setton (2005), Nogueira; Almeida; Queiroz (2010), Sato (2012) e Pereira (2005). Para abordar as dinâmicas e estratégias mobilizadas pelos grupos familiares no processo de escolarização dos filhos se faz uso dos estudos de Nogueira (2011), Zago (2000), Costa et al. (2013) e Souza & Silva (2003) que analisam como as práticas educativas familiares têm sido primordiais para se compreender, mais profundamente, a influência gerada pelo trabalho de acompanhamento parental da vida escolar dos filhos, trazendo elementos que possibilitam compreender como se constroem (consciente e inconscientemente) as estratégias escolares no cotidiano familiar dos meios populares. Portanto, percebemos que o desenvolvimento desta pesquisa possibilitou lançar um primeiro olhar sobre as relações existentes entre recursos econômicos, sociais e culturais e o desempenho escolar de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola no povoado Currais, zona rural do município de São Bernardo do Maranhão, região do leste maranhense. Além de conhecer os fatores que condicionam o desempenho escolar desses alunos, assim como as estratégias que são recrutadas pelos grupos familiares dos estudantes dos meios populares bernardenses.
Presidente - 1889806 - MARIA APARECIDA CORREA CUSTODIO
Interno - 1224920 - WELLINGTON DA SILVA CONCEICAO