Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELSON DE JESUS CARDOSO

DISCENTE: JOELSON DE JESUS CARDOSO
DATA: 25/09/2023
LOCAL: PPGS/CCIM - virtual
TÍTULO: PROFESSORES INDÍGENAS NO MARANHÃO: Uma análise da formação docente em Licenciatura Intercultural
PALAVRAS-CHAVES: Formação; Professores; Indígenas; Interculturalidade; Maranhão.
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: Dentre as políticas específicas a que os povos indígenas têm direitos, a educação escolar se manifesta como uma das principais reivindicações. Inicialmente utilizada como estratégia de dominação, através da catequese e civilização, sobretudo nos períodos colonial e imperial, a partir do período republicano a escola nas aldeias passa a ser um veículo de socialização de conhecimentos visando a participação dos indígenas na chamada comunhão nacional brasileira (Furtado, 2016). Atualmente, com a promulgação da Constituição de 1988, a educação escolar indígena deve atender aos critérios de especificidade e pluralidade que caracterizam os povos indígenas do Brasil. A partir desse paradigma a formação escolar e universitária intercultural/ bilíngue é também almejada por esse segmento étnico-racial. O fortalecimento do movimento indígena nas últimas décadas vem fazendo crescer a demanda por educação específica e diferenciada nas aldeias, além de um protagonismo maior dos povos indígenas para assumir e liderar seus processos educacionais próprios. Desse modo, este trabalho se debruça sobre a temática da educação escolar indígena a partir das experiências dos atores sociais envolvidos na realização da Licenciatura Intercultural ofertada para professores indígenas. Nesse primeiro momento se contextualizou as políticas educacionais indígenas no cenário brasileiro e maranhense bem como a caracterização da construção, efetivação e conclusão do primeiro Curso de Licenciatura Intercultural específica para professores indígenas do Maranhão. Posteriormente será construída uma discussão epistemológica a partir da minha atuação dupla enquanto pesquisador e monitor da LIBI e os desdobramento disso na minha atuação enquanto pesquisador. Serão ainda privilegiadas as percepções dos Tentehar/Guajajara da Terra Indígena Pindaré, egressos da LIEBI sobre o ensino superior. Uma análise da relação da presença significativa de alunos em cursos de nível superior com a escola da aldeia Januária também será objetivo desta pesquisa.
Presidente - 3453610 - EMILENE LEITE DE SOUSA
Interno - 1889806 - MARIA APARECIDA CORREA CUSTODIO