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Banca de QUALIFICAÇÃO: POLYANA ALMEIDA FROTA LIMA

2023-10-06 15:27:30.963

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLYANA ALMEIDA FROTA LIMA
DATA: 20/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: UFMA- IMPERATRIZ CAMPUS CENTRO
TÍTULO: “Queira nos valer Senhora”: representações de Maria para as mulheres da Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Conceição em Imperatriz-MA
PALAVRAS-CHAVES: Umbanda. Gênero. Maria. Representações. Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Conceição.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O presente trabalho propõe-se ao estudo das religiões afro-brasileiras (Umbanda) e tem como questão norteadora: quais são as representações de Maria (Nossa Senhora) para as mulheres da Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Conceição em Imperatriz-MA e como elas operacionalizam essas representações. Para tanto, foi lançado mão do seguinte referencial teórico: Reginaldo Prandi (1996; 1998; 2011), Sérgio Ferreti (2005), Mundicarmo Ferreti (1996), Kabengele Munanga (2019), para falarmos das religiões afro-brasileiras em sua historicidade, bem como Quijano (2005), com a categoria da decolonialidade, para tratar com criticidade o processo colonial e James Scott (2013), que auxilia a pensar a categoria “modos de resistência”, olhando para o sincretismo como maneira de subversão dessas religiões. Na perspectiva de gênero, raça e ancestralidade a discussão mobiliza autoras como: Patrícia Hill Collins (2016; 2019), Lélia Gonzalez (2020), Suely Carneiro (2019) e María Lugones (2014), bem como Rosinalda Simoni (2019), Hélen Jardim e Dulce Voss (2022). Em se tratando da parte hagiográfica e mitológica temos Prandi (2001a; 2001b), Pierre Verger (1981), Ivan Poli (2001). Para chegar às representações trago como aporte teórico Roger Chartier (2002) e Émile Durkheim (1986). Metodologicamente este trabalho conta com a pesquisa etnográfica, onde faço observação participante, uso do diário de campo, fotografias e aplicação de questionário semiestruturado. As interlocutoras são sete mulheres das quais uma é a mãe da tenda e as outras seis são médiuns da casa. O trabalho tem apontado até o momento para a centralidade das mulheres tanto nas cerimônias, nos trabalhos manuais e espirituais em torno das festas como na dimensão social. Esse protagonismo que se dá dentro da tenda e para além dela vem das percepções de afeto e de cuidado que essas mulheres tem a respeito de Maria. Ela é mãe, protetora e auxílio nas necessidades tanto espirituais como materiais, é aquela que “nos vale”. É possível perceber que essa dimensão se espraia daí até aos projetos sociais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1829367 - ROGERIO DE CARVALHO VERAS
Interno - 1075973 - KARINA ALMEIDA DE SOUSA
Externo ao Programa - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO
Externo à Instituição - TAISSA TAVERNARD DE LUCA - UEPA
Co-orientador - 1522596 - VANDA MARIA LEITE PANTOJA

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