Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS MADJER SOUZA MORAIS

DISCENTE: MARCOS MADJER SOUZA MORAIS
DATA: 27/11/2023
LOCAL: PPGS/CCIM
TÍTULO: HOMEM, NEGRO E GAY: Uma análise interseccional das relações afetivo-sexuais desse sujeito na cidade de Imperatriz – MA
PALAVRAS-CHAVES: homem gay; interseccionalidade; relações étnico-raciais; sexualidade
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: O presente artigo abordará, por meio de importantes aportes teóricos, os marcadores sociais de opressão de gênero, sexualidade e raça que atuam sobre o corpo do homem negro e gay da cidade de Imperatriz do Maranhão, em um espaço de entretenimento, um bar gay da cidade. A definição de marcadores sociais é desenvolvida por Guacira Lopes Louro (2021), em sua obra Um Corpo Estranho, ao qual faz com que o sujeito seja reconhecido por determinada identidade, sendo que esta poderá incluí-lo ou excluí-lo nos espaços. Além disso, possuímos a noção epistêmica que marca a identidade do homem negro e gay, que é bastante utilizada por Patrícia Hill Collins (2022) em suas produções, ao qual podemos destacar a obra Política Sexual Negra. É importante ressaltarmos que este sujeito, homem negro e gay, é acometido por diversas intersecções que estão agindo simultaneamente sobre seu corpo, e que será analisada a partir das perspectivas de autores relevantes, como Judith Butler, e sua perspectiva sobre a construção do gênero, sua performatividade, e o sistema dominante de heteronormatividade hegemônica. Outro teórico importante é Michel Foucault, que contribuiu de forma significativa a respeito dos estudos sobre sexualidade dos sujeitos, sujeitas, sujeites. Assim, iremos nos ater as contribuições de Patricia Hill Collins, e sua produção sobre empoderamento, autodefinição e epistemologia racial que são importantes para a construção de uma perspectiva de descolonização do imaginário racista. No entanto, apesar de destacarmos estes autores, faz-se necessário dizer sobre a importante relevância que há de teóricos negros brasileiros, como Lelia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Neusa Santos Souza, Conceição Evaristo, e outros estudiosos, como bell hooks, Paul Preciado, e muitos outros que nos auxiliarão. A metodologia é baseada através de aportes antropológicos, destacando a contribuição de David Le Breton, sob viés da etnografia, visitando o sujeito em seu lugar de diversão, com o intuito de observarmos se o seu corpo é considerado ou não interessante para o mercado afetivo-sexual.
Presidente - 1115710 - AMANDA GOMES PEREIRA
Interno - 1522596 - VANDA MARIA LEITE PANTOJA