Banca de QUALIFICAÇÃO: SILNERIO DA SILVA REINALDO

DISCENTE: SILNERIO DA SILVA REINALDO
DATA: 28/11/2023
LOCAL: Ambiente Virtual - Google Meet
TÍTULO: AS CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE AO ENSINO MÉDIO: discursos e estratégias do ensino de Sociologia em escolas públicas em São Luís -MA de professores egressos da UEMA.
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Ensino de Sociologia. Metodologia de ensino. Teoria e prática. Pesquisa e ensino.
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: O trabalho intenta analisar uma dimensão importante no processo de formação de professores de sociologia no ensino médio: a metodologia de ensino. Nesse sentido, objetivamos apreender a dimensão prática existente nos discursos teóricos sobre o ensino de sociologia levando em consideração as estratégias teórico-metodológicas de professores egressos do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que atuam em escolas públicas em São Luís-MA. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a formação de professores de Sociologia no Brasil, situando o problema a partir de uma realidade específica, o curso de Ciências Sociais da UEMA. Neste primeiro momento, o esforço teórico levou em conta: os processos e desafios históricos de constituição e consolidação deste curso, assim como suas reformulações curriculares e estratégias formativas, a partir de uma pesquisa de campo realizada com docentes que historicamente fizeram e continuam a fazer parte do Núcleo Docente Estruturante deste curso, criado em 2004, e que iniciou suas atividades em 2006. Os resultados obtidos parcialmente identificam um problema que historicamente acompanha a dinâmica da formação de professores no Brasil, em especial, na licenciatura em Ciências Sociais em relação a um debate latente que diz respeito à dissociação entre teoria e prática/pesquisa e ensino, revelando supervalorização do bacharelado em detrimento da licenciatura e um distanciamento do Curso de Ciências Sociais com as demandas metodológicas exigidas ao professor no ensino médio. Dessa forma, possibilitou questionarmos sobre os reais sentidos dessa disciplina na manutenção de uma certa narrativa de mundo a depender da abordagem docente que se apresenta enquanto universalizante e legítima e seus limites teórico- metodológicos formativos ao chegar no ensino médio, no qual a linguagem específica deste campo aparece enquanto obstáculos na construção de uma comunidade de aprendizagem transformadora na sala de aula.
Presidente - 1790877 - JUAREZ LOPES DE CARVALHO FILHO
Externo à Instituição - LEANDRO AUGUSTO DOS REMÉDIOS COSTA - CEST