Banca de PROPOSTA DE TESE/DISSERTAÇÃO: ALLAN KASSIO BECKMAN SOARES DA CRUZ

2024-04-02 18:24:18.37

Uma banca de PROPOSTA DE TESE/DISSERTAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLAN KASSIO BECKMAN SOARES DA CRUZ
DATA: 10/04/2024
LOCAL: Google Meet https://meet.google.com/sfj-btib-cdk
TÍTULO: A methodology for developing game designs for teaching computational thinking based on data generated by educational platforms
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia, Design de Jogos, Ensino de Pensamento Computacional, Plataformas Educacionais e Aprendizagem Imersiva
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO: Este projeto de tese foca no desenvolvimento de uma nova metodologia para o design de jogos educacionais, com o objetivo de melhorar o ensino de Pensamento Computacional. A abordagem inovadora proposta consiste em utilizar dados oriundos de plataformas educacionais para integrar conceitos de Pensamento Computacional e game design de maneira eficaz, visando proporcionar uma experiência de aprendizagem mais imersiva e atraente para os estudantes. O projeto inclui a avaliação da eficácia dessa metodologia através da análise dos resultados de aprendizagem dos alunos e de sua satisfação com o jogo educacional criado, a ser realizado mediante um estudo de caso. O objetivo principal é fornecer aos educadores uma ferramenta mais eficaz e dinâmica para o ensino de programação, incentivando o interesse e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Presidente - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO
Interno - 1930277 - DAVI VIANA DOS SANTOS